A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis. Podem participar alunos do 1º ao 9º ano e do Ensino Médio.
Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. E os primeiros colocados de cada nível receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que serão entregues pelo seu professor de Física ou de Ciências. Além disso, o aluno que conquistar medalha de ouro receberá mais 3 pontos extras, medalha de prata mais 2 pontos extras, e medalha de bronze mais 1 ponto extra na disciplina de Física. Esses alunos medalhistas receberão descontos ("bolsas") na mensalidade de dezembro: medalha de ouro (20% de desconto), prata (15%) e medalha de bronze (10% de desconto). A pontuação extra é válida somente para alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
A Secretaria Municipal de Educação e Desporto, em nome da gestão municipal, parabeniza os alunos luís-gomenses pela participação com êxito na atividade.