Escolas do Núcleo I se unem em prol da valorização da vida e saúde mental
O Setembro Amarelo é o mês dedicado à campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, automutilação e de valorização à vida, e em 2023 tem como tema: Se precisar, peça ajuda!
Sabemos que a escola é um lugar de formação dos indivíduos, por isso não se pode ficar alheia a um tema tão importante. Assim, acreditamos ser primordial trabalhar essas questões nas escolas, haja vista que é nas escolas que crianças e adolescentes passam grande parte do seu tempo criando elos entre si e entre a comunidade escolar.
Com esse entendimento, as Unidades de Ensino que fazem parte do Núcleo I: Unidade de Ensino I Rafael Gomes de Lima
- Comunidade de Lagoa de Pedra; Unidade de Ensino II Raimundo Osvaldo Rocha, localizada no sítio Baixas; Unidade de Ensino III e a Creche e Pré-Escola Nossa Senhora do Carmo, localizadas na comunidade Quilombola Coati - Lagoa do Mato, trabalharam, durante todo o mês de setembro, ações voltadas para o trabalho de valorização da vida e saúde mental, como formas de prevenção da automutilação e suicídio. Uma dessas ações aconteceu no dia de ontem, 28 de setembro, pela manhã e à tarde, com alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental inicial, e com os pais e/ou responsáveis. Foi realizada uma palestra com a psicóloga Albaniza Rocha sobre a Valorização da Vida, momento rico em informações, troca de experiências e vivências.Foram ações importantes, uma vez que a equipe gestora e docente compreendem a importância de se trabalhar as competências emocionais enfatizadas na BNCC, não só no setembro amarelo, mas durante todo ano, pois ignorar um tema tão considerável só aumenta e agrava ainda mais o problema.