A pesquisa nacional é realizada a cada 10 anos e, com base nesse cronograma, deveria ter sido feita em 2020. O Censo foi adiado inicialmente em razão da pandemia de Covid-19. As informações do Censo são essenciais para a definição de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.
No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido, segundo o IBGE. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado será aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
Você, luís-gomense, não deixe de responder os questionários. Receba o recenseador em sua residência. Ele estará devidamente caracterizado com colete, boné, crachá, bolsa e dispositivo de coleta, ambos com símbolo do IBGE. Responda os questionamentos e contribua para a definição de políticas públicas em nosso país.