A Campanha Julho Amarelo é voltado para a conscientização das hepatites virais.
A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (e-Nasf) e Atenção Primária, realizará na próxima segunda-feira, 19, uma ação nas Unidade Básica de Saúde (UBSs) voltada à conscientização e vacinação acerca das hepatites virais. Nas UBS Joaquim Martins Lopes e Lagoa do Mato, a partir das 13h, serão realizados testes de hepatite.
O Julho Amarelo é voltado para a conscientização das hepatites virais. Esse conjunto de doenças ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Há diferentes tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E. Cada um é provocado por um agente infeccioso diferente. Embora tenham particularidades, todas essas versões não tendem a apresentar sintomas claros no começo. Com o tempo, surge cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras. A doença ainda é associada a problemas cardiovasculares, dificuldades cognitivas e até depressão.
De 2000 a 2018, foram registradas 74 864 mortes no Brasil por causa do problema. A hepatite C concentra 76% desses óbitos, segundo o último Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, publicado em julho do ano passado pelo Ministério da Saúde. Felizmente, nos últimos anos o tratamento contra esse tipo da enfermidade evoluiu consideravelmente se seguido à risca, a chance de cura supera os 95%. Daí a necessidade incentivar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento adequado e, para certos tipos de hepatite, a vacinação.