A data 18 de Maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A cada dia o tema desperta ainda mais repulsa e emoções intensas, merece atenção para que seja adquirida a conscientização necessária para o combate deste tipo de violência, zelando pela vida, desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes, e responsabilizando os autores das violências praticadas.
A educação é uma das esferas que compõem a chamada rede de proteção à infância e adolescência, juntamente com profissionais de outras áreas devemos zelar pelos direitos da população dessa faixa etária, como está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Então não poderíamos deixar de trabalhar uma temática tão importante, procurando nas diversas estratégias, os professores orientam seus alunos a dizer não a este tipo de violência, informando e esclarecendo quais os caminhos que se deve buscar para denunciar casos de abusos.
Seja mais um nesta luta, faça bonito e denuncie a exploração sexual de crianças e adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater.
Neste vídeo, Suzu Sulamita, coordenadora administrativa da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, destaca o papel da escola e do professor no combate à violência sexual.