NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Comunicado Há 1 dia(s)

O projeto “Voando Pelo Mundo da Imaginação: Ler é... Dar Asas à Imaginação”,

O projeto "Voando Pelo Mundo da Imaginação: Ler é... Dar Asas à Imaginação", realizado n [...]

#Comunicado Há 2 dia(s)

Hoje começa o Festival Sinfônico em Luís Gomes! Não perca o Concerto de Abertura com os Professores e a Camerata Jovem,

Venha vivenciar a magia da música clássica na cidade sede! ? ??? Local: Escola Munic [...]

#Comunicado Há 5 dia(s)

ABERTURA DO 33º CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE LUÍS GOMES!

Chegou o momento de celebrar a maior festa do futebol local! ? ?? Neste sábado, 23 d [...]

#Comunicado Há 6 dia(s)

Luís Gomes Conquista o Selo UNICEF 2021-2024: Um Marco na Proteção à Infância e Adolescência

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, sob a gestão do prefeito Carlos Augusto de Paiva - [...]

#Comunicado Há 6 dia(s)

Dia da Consciência Negra: Um Marco de Reflexão e Reconhecimento

20 de Novembro: Celebração e Homenagem às Comunidades Quilombolas de Luís Gomes

#Comunicado Há 7 dia(s)

2ª Semana Literária

Na última quinta-feira (14/11), a Prefeitura de Luís Gomes promoveu a 2ª Semana Literári [...]

#Comunicado Há 7 dia(s)

Dia da Consciência Negra: Feriado em Luís Gomes será na Sexta-Feira, 22 de Novembro

????? O Prefeito Municipal de Luís Gomes, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas [...]

#Comunicado Há 8 dia(s)

?? ATENÇÃO! Tá Chegando a Hora.

Amanhã é o último dia para se inscrever no Edital 005 da Feira de Cultura Viva, um impor [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito