O município de Luís Gomes, representado pela secretária de Educação Ana Gracilda, as professoras Geanne Costa, Graciene Cavalcante e Suzy Barbosa, pelo prefeito Carlos Augusto e a primeira dama, Cláudia Alcântara, recebeu no último dia 28 de novembro, em Natal, durante o seminário "Crescendo Juntos", organizado pela Undime-RN, a Medalha de Educação Professora Justina Iva. Um reconhecimento a 10 (dez) municípios pela excelência, comprometimento e inovação nos trabalhos realizados na educação, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte e ao Dirigente Municipal de Educação (DME) pela condução dos trabalhos.
A 2ª edição do prêmio Medalha de Educação Professora Justina Iva regida pelo edital n° 003/2023 priorizou como critério relevante o uso da plataforma EDUCAÇÃO EM NÚMEROS, uma ferramenta específica - desenvolvida pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), que fornece indicadores educacionais e auxilia no planejamento de estratégias e ações para melhoria da qualidade da educação pública nos municípios do Estado.
O município de Luís Gomes participou do referido edital transformando a iniciativa do Projeto Aquapônico instalado no Colégio Municipal Pe. Osvaldo no relato de prática AQUAPONIA COMO INSTRUMENTO DO APRENDER-FAZER EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO COLÉGIO MUNICIPAL PADRE OSVALDO, fortalecendo o uso da aplicabilidade "Educação em Números" e os desafios no processo de aprendizagem dos nossos alunos.
O projeto Aquapônico tem como idealizador o professor Sebastião Alencar, como fortes colaboradores o professor Pedro Almeida e a professora Solange Batista, abraçado pelos demais educadores da instituição e por toda comunidade escolar, uma vez que apresenta como finalidade a promoção da consciência ambiental, a facilitação da aprendizagem, a melhoria da didática de ensino e a orientação da comunidade local a produzir alimentos de origem animal e vegetal, fortalecer as práticas educativas no sentido de propiciar vivências e aprendizagens cada vez mais significativas.
Gratidão ao professor Sebastião Alencar pela iniciativa e a todos os profissionais da educação que fazem o Projeto Aquapônico ser algo além da proposta escrita, mas uma experiência real e significativa para toda comunidade escolar, gratidão ainda a Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) e a Administração Municipal por custear a inovação e proporcionar a exploração e construção dos diversos conhecimentos. Juntos seremos sempre mais fortes e teremos sonhos consolidados.