CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Comunicado 22/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Hoje dia 22 de março é Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, uma data que tem como objetivo nos fazer refletir sobre a importância desse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta Terra só é possível graças à presença de água; portanto, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Neste ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Mundial da Água é "Água para a Paz". Esta escolha reflete a crescente compreensão da interconexão entre a água, a segurança, o desenvolvimento sustentável e a paz mundial. No Brasil, a temática escolhida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para este ano foi "A Água nos Une, o Clima nos Move", devido ao fato de que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e são fatores cruciais para o futuro da humanidade. A mudança climática afeta sobretudo grupos vulneráveis com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos impactados por eventos climáticos e aumento de doenças.

Que todos nós possamos fazer a nossa parte, economizando, valorizando e protegendo esse líquido essencial para as nossas vidas, que é a água!

#Comunicado 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião na Emater de Luís Gomes discute Programa de Aquisição de Alimentos

Hoje, dia 28 de fevereiro, pela manhã, foi realizada na sede da Emater de Luís Gomes uma reunião de alinhamento com as presenças de produtores (agricultores e agricultoras), de representantes da Emater/RN e da Prefeitura de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com intuito de discutir sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra Direta Local, visando a preparação para o fornecimento de alimentos advindos da agricultura familiar luís-gomense para órgãos públicos.

#Comunicado 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prazo para pagamento do Benefício Garantia-Safra 2023/2024 é prorrogado até 16/03/2024!

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que o prazo para pagamento dos boletos do Benefício Garantia-Safra 2023/2024 foi prorrogado para até o dia 16 de março de 2024. Para recebê-los é necessário que os agricultores e as agricultoras compareçam à sede da referida secretaria, com RG e CPF em mãos, durante os dias e horários de atendimentos ao público, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

Atenção: Se você ainda não pegou ou pagou o boleto, por favor, atente-se ao novo prazo!

A lista das pessoas que ainda não compareceram para pegar os boletos está disponível na próxima imagem. Deslize e leia!

#Comunicado 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção! Comunicado Urgente!

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que os boletos do Benefício Garantia-Safra 2023/2024 estão sendo entregues e que ainda faltam 21 pessoas pegarem os seus boletos. Para isso, é necessário que os agricultores e as agricultoras compareçam à sede da referida secretaria, com RG e CPF em mãos, para recebê-los, durante os dias e horários de atendimentos ao público, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

Atenção: Os boletos vencem nesta sexta-feira, dia 1° de março de 2024, e só serão entregues a um dos dois titulares da DAP ou do CAF, não sendo permitida a entrega a terceiros.

#Comunicado 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção! Prefeitura Municipal de Luís Gomes oferece informações e recomendações sobre chuvas.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), tem informações e recomendações importantes para você, neste período de chuvas.

Deslize para o lado e leia!

#Comunicado 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção! Comunicado Importante!

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que os boletos do Benefício Garantia-Safra 2023/2024 estão sendo entregues e que ainda faltam 103 pessoas pegarem os seus boletos. Para isso, é necessário que os agricultores e as agricultoras compareçam à sede da referida secretaria, com RG e CPF em mãos, para recebê-los, durante os dias e horários de atendimentos ao público, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

Atenção: Os boletos vencem no dia 1° de março do corrente ano e só serão entregues a um dos dois titulares da DAP ou do CAF, não sendo permitida a entrega a terceiros.

#Comunicado 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Comunicado Importante!

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que a Coordenação-Geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) informou que a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), realizará manutenção na rede de sistemas, para aprimorar os serviços digitais ofertados pelo Ministério e acessados pelo público interno e cidadãos. Diante disso, os sistemas e bases de dados estarão indisponíveis das 18h do dia 9 de fevereiro de 2024 às 14h do dia 14 de fevereiro de 2024. Portanto, durante este período, ficam suspensas as emissões do CAF na Secretaria Municipal de Agricultura.

Agradecemos a compreensão da população!

#Comunicado 26/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Entrega dos boletos do Benefício Garantia-Safra 2023/2024 na Secretaria Municipal de Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que os boletos do Benefício Garantia-Safra 2023/2024 estão sendo entregues e que os agricultores e as agricultoras deverão ir à sede da referida secretaria, com RG e CPF em mãos, para recebê-los, durante os dias e horários de atendimentos ao público, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

Atenção: Os boletos vencem no dia 1° de março do corrente ano e só serão entregues a um dos dois titulares da DAP ou do CAF, não sendo permitida a entrega a terceiros.

A lista com os nomes das pessoas que estão com os boletos disponíveis para retirada pode ser acessada através do seguinte link:

https://drive.google.com/.../1SnSv6mflP3asmKb.../view...

#Comunicado 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes se prepara para distribuir sementes de milho, feijão e sorgo

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou na manhã de hoje, dia 19 de dezembro, na sede da referida secretaria, uma reunião com os(as) presidentes responsáveis pelos pontos de distribuição de sementes do Programa Bancos de Sementes, que é um programa do Governo do Rio Grande do Norte, executado por meio da Emater/RN em parceria com a Prefeitura de Luís Gomes, na pasta da agricultura.

Foram repassadas todas as orientações e informações necessárias para que sejam realizadas, em breve, as distribuições das sementes de milho, feijão e sorgo para que os agricultores e as agricultoras luís-gomenses possam fazer as suas plantações, garantindo o alimento diário e também movimentando o comércio dentro e fora do nosso município, devido às vendas diretas dos alimentos produzidos e colhidos.

#Comunicado 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Realizada a 43ª Reunião Ordinária do CBHAM em parceria com a Prefeitura Municipal de Luís Gomes

Na tarde de ontem, dia 14 de dezembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, por meio da parceria da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, representada pela Coordenadoria de Abastecimento e Manutenção, com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (CBHAM), foi realizada a 43ª Reunião Ordinária do referido Comitê, onde encontraram-se representantes de órgãos públicos, associações, entidades, as autoridades e a população em geral para tratarem de assuntos importantes relacionados à Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, rio este que tem suas nascentes localizadas em nosso município, e também para debaterem sobre o abastecimento hídrico do estado do Rio Grande do Norte.

#Comunicado 09/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN, por meio da Coordenadoria de Abastecimento e Manutenção, convida os(as) representantes de órgãos públicos, associações, entidades, as autoridades e a população em geral para participarem da 43ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (CBHAM), que será realizada no dia 14 de dezembro do corrente ano, quinta-feira, às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, que fica localizada na Rua Coronel Antônio Germano, nº 252, Centro, Luís Gomes/RN. Na oportunidade serão discutidos assuntos importantes relacionados à Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, rio este que tem suas nascentes localizadas em nosso município, e sobre o abastecimento hídrico do estado do Rio Grande do Norte.

Contamos com a sua honrosa presença!

#Comunicado 05/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção, pecuarista!

A Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunicam que a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa foi prorrogada, portanto agora as novas datas são: até o dia 31 de dezembro para vacinar o rebanho e 15 de janeiro para declarar.

Nesta segunda etapa devem ser vacinados somente os animais que tenham de 0 a 24 meses de idade, mas todos os animais devem ser declarados. Para fazer a declaração é necessário que o pecuarista compareça à Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Proteja o seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 04/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção, população! Vamos relembrar algumas dicas que são importantíssimas para economizar água?

A água doce é um bem cada vez mais escasso e que deve ser preservado evitando o seu desperdício.

Por ser um líquido precioso e importantíssimo, a água é fundamental não só para matar a sede, mas também para produzir alimentos, artigos de primeira necessidade, para a realização da higiene pessoal, das residências e demais locais.

A falta de água atinge todos os setores da economia e é capaz de gerar impactos significativos. Por isso, é fundamental que a sociedade luís-gomense se conscientize sobre a importância de economizar água para não correr o risco de ficar sem esse recurso tão essencial para a manutenção da vida e da biodiversidade.

Confira nas imagens algumas dicas de como economizar e reutilizar a água que temos atualmente.

Ah, e não esqueça que a água é um recurso natural finito, ou seja, se você não economizar agora, no futuro ela pode faltar!

#Comunicado 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Encerradas as inscrições para o Benefício Garantia-Safra 2023/2024

Comunicado

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que as inscrições para o Benefício Garantia-Safra 2023/2024 FORAM ENCERRADAS hoje, sexta-feira, dia 24 de novembro de 2023.

Agradecemos a compreensão de todos!

#Comunicado 13/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA As inscrições para o Benefício Garantia-Safra 2023/2024 se encerram no dia 24 de novembro. A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que as inscrições para o Benefício Garantia-Safra 2023/2024 se encerram no dia 24 de novembro.
#Comunicado 08/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretário executivo e responsável operativo da Compdec participam de reunião sobre Operação Carro-Pipa em Pau dos Ferro Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do RN e Exército Brasileiro se juntam em reunião para tratar de desastres na região.
#Comunicado 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura e Idiarn anunciam datas para vacinação e declaração de bovinos e bubalinos.

A Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunicam que a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa acontece de 1° a 30 de novembro e a declaração poderá ser feita até o dia 15 de dezembro.

Nesta segunda etapa devem ser vacinados somente os animais com idade entre 0 a 24 meses, mas todos devem ser declarados. Para que seja efetuada a declaração, é necessário que o pecuarista compareça à Secretaria Municipal de Agricultura e apresente a nota fiscal da vacina. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Pedimos, por favor, que todos cumpram as datas e não vacinem nem declarem somente nos últimos dias da campanha, pois assim evita-se inadimplência e possíveis multas.

Proteja o seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 16/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Diga não as quimadas!
#Comunicado 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Dicas indispensáveis para economizar água e preservar o futuro. A importância vital da água: economize para não faltar!
#Comunicado 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Não arrisque sua visão! Cuidado com o eclipse solar, assista de forma segura e proteja seus olhos!
#Comunicado 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Não deixe o calor te derrubar: saiba como se proteger nesse período de altas temperaturas! Combata o calor excessivo: dicas valiosas para aliviar o desconforto termal
#Comunicado 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RN se reúnem com agricultores para programa de compra direta da agricultura
#Comunicado 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura inicia inscrições para o Benefício Garantia-Safra 2023/2024 Inscrições abertas para o Benefício Garantia-Safra 2023/2024: Confira as datas e documentos necessários!
#Comunicado 09/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Parabenizamos os Médicos Veterinários por sua dedicação e compromisso.

9 de setembro

Dia do(a) Médico(a) Veterinário(a)

Hoje é o Dia do(a) Médico(a) Veterinário(a), data criada para disseminação da importância desse profissional na sociedade.

O 9 de setembro foi escolhido como Dia do(a) Médico(a) Veterinário(a) em homenagem ao período de regulamentação da Medicina Veterinária.

Como um pilar essencial da saúde pública, a Medicina Veterinária não atua apenas na proteção animal, mas também na saúde humana e ambiental.

A Prefeitura de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, parabeniza as pessoas que exercem essa nobre missão!

#Comunicado 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Mudança de endereço: Secretaria de Agricultura agora está localizada na Rua Prefeito Francisco Fontes

Comunicado

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que está em novo endereço. A sede da referida secretaria agora é na Rua Prefeito Francisco Fontes, n° 125, Centro de Luís Gomes/RN, ao lado do Bia Restaurante, onde antes funcionava a Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Mudamos para um espaço que é mais amplo e com mais conforto para podermos receber os agricultores e as agricultoras que necessitam dos serviços prestados pela Secretaria de Agricultura.

Comunicamos ainda que todas as coordenações e chefias ligadas à Secretaria de Agricultura também estão funcionando no citado endereço.

Pedimos a compreensão de todos, pois nestes primeiros dias alguns serviços estarão indisponíveis em virtude da recente mudança de endereço. Em breve tudo será normalizado.

#Comunicado 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretário de Cultura de Luís Gomes participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

Secretário de Cultura de Luís Gomes, Leandro Oliveira, participou do Encontro Nacional de Gestores da Cultura, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em Vitória/ES.

Entre os dias 14 e 15 de agosto, a cidade de Vitória recebeu um evento histórico que visou ampliar o diálogo sobre as políticas públicas de cultura no país: o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura (ENGCult). Com mais de 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos, o encontro foi voltado exclusivamente para gestores municipais, estaduais e federais de cultura, seus fóruns e entidades representativas, e que contou com a participação especial de diversos convidados, dentre eles as ministras Margareth Menezes, do MinC, e Cármen Lúcia, do STF. O Encontro reuniu mais de 1000 gestores nos dois dias de reflexões, aprimoramentos e articulação para propostas com o tema "Cultura uma Estratégia para o Brasil".

#Comunicado 14/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura realiza declaração gratuita do Imposto Territorial Rural em Luís Gomes

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes informa que o prazo para a realização da Declaração do Imposto Territorial Rural 2023 (DITR) é de 14 de agosto até o dia 29 de setembro do corrente ano.

A Secretaria Municipal de Agricultura está realizando em sua sede, gratuitamente, a declaração do referido imposto federal, para isso é necessário que a pessoa declarante esteja com os seguintes documentos em mãos: DITR 2022, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) do(a) proprietário(a) e também o Cadastro Ambiental Rural (CAR), caso possua-o. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

#Comunicado 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RN realizam o 3° Mutirão de Atualização de Beneficiários do Programa Bancos

A Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), considerando a prorrogação de prazo concedida pelo Governo do Rio Grande do Norte, comunicam que realizarão o 3° MUTIRÃO DE ATUALIZAÇÃO DAS PESSOAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BANCOS DE SEMENTES, de 14 a 25 de agosto, nos dias e horários de expediente, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Os agricultores e as agricultoras que ainda não têm os seus nomes cadastrados nos Bancos de Sementes deverão comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, nos dias e horários já informados, portando cópia atual da DAP ou do CAF, mas se não tiverem um desses dois documentos, então será necessário levarem as cópias do RG, CPF, comprovante de residência atual, ITR (Incra) 2022 e Contrato de Parceria Rural vigente, para que seja realizado oficialmente o cadastro no referido programa.

#Comunicado 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Saiba como agir diante da baixa umidade do ar e altas temperaturas para prevenir incêndios

Estamos vivenciando um período de baixa umidade do ar e altas temperaturas, com isso as queimadas acontecem com mais frequência, então para evitar maiores danos existem medidas básicas que podem ser adotadas pela população do nosso município. Leia e saiba como agir nessa situação.

Em caso de emergências busque informações junto à Proteção e Defesa Civil (199), ao Corpo de Bombeiros (193) e ao Idema/RN (84 3113 6111 ou 0800 084 7004).

Caso você presencie ou saiba sobre algum incêndio florestal (fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja na mata, em plantações ou em pastos), por favor, comunique o mais rápido possível à Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e aos outros órgãos informados acima.

#Comunicado 01/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Agricultores recebem orientações sobre cultivo de maracujá durante visita do secretário de Agricultura

Neste domingo, dia 6 de agosto, foi realizada pelo secretário municipal de Agricultura, Júlio Filho, uma visita para assistência e orientação técnica, na propriedade Vila Aparecida, sobre o cultivo de maracujazeiros, árvore que tem como fruto o maracujá, onde o mesmo conversou e orientou os agricultores e as agricultoras sobre o cultivo desse importante fruto.

Durante a visita pode-se perceber que os maracujazeiros já se encontram nas fases de floração e maturação dos frutos, portanto, nos próximos meses teremos uma grande produção e comercialização de maracujá dentro e fora do nosso município.

#Comunicado 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Novo prazo para cadastro no Programa Bancos de Sementes: Mutirão de Atualização de Beneficiários Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RN promovem Mutirão de Cadastro no Programa Bancos de Sementes.
#Comunicado 26/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Celebramos com muita alegria o dia de Senhora Santana, padroeira de Luís Gomes.

Que ela possa abençoar sempre os luís-gomenses, que todos possam continuar fortalecidos na fé e religiosidade.

Homenagem de todos que fazem a Prefeitura Municipal de Luís Gomes.

#Comunicado 25/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 25 de julho - Dia Internacional da Agricultura Familiar

Parabéns, agricultores e agricultoras familiares de Luís Gomes, pois hoje é o Dia Internacional da Agricultura Familiar, e vocês também são responsáveis e contribuem diretamente pelos 70% dos produtos que compõem a alimentação diária do povo brasileiro!

Recebam esta homenagem da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Viva a agricultura familiar, riqueza produzida pelas mãos do nosso povo!

#Comunicado 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Descubra a Feira da Agricultura Familiar de Luís Gomes: uma verdadeira celebração dos sabores locais!

Você já está sabendo da novidade que temos em Luís Gomes? Não? Então vamos te contar!

Todos os domingos, com início às 4h30 da manhã, ao lado da Casa Paroquial, com as vendas de diversos produtos, temos a Feira da Agricultura Familiar de Luís Gomes, que é realizada pela Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Santo Antônio e Lagoa de Pedra por meio da parceria com os seguintes órgãos, projetos e programas: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN), Programa Mais Mercados, Projeto Governo Cidadão, Grupo Banco Mundial, Prefeitura Municipal de Luís Gomes e Secretaria Municipal de Agricultura.

Venha conferir e comprar os produtos da nossa terra!

Te esperamos lá!

#Comunicado 14/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA MUTIRÃO DE ATUALIZAÇÃO DAS PESSOAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BANCOS DE SEMENTES

A Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) comunicam que realizarão um MUTIRÃO DE ATUALIZAÇÃO DAS PESSOAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BANCOS DE SEMENTES, de 17 a 21 de julho, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Os agricultores e as agricultoras que ainda não têm os seus nomes cadastrados nos Bancos de Sementes deverão comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, nos dias e horários já informados, portando cópia atual da DAP ou do CAF, mas se não tiverem um desses dois documentos, então será necessário levarem as cópias do RG, CPF, comprovante de residência atual, ITR (Incra) 2022 e Contrato de Parceria Rural vigente, para que seja realizado oficialmente o cadastro no referido programa.

#Comunicado 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Produtores de Luís Gomes participam de Capacitação sobre Programa Mais Mercados!

Durante a manhã desta terça-feira, 13 de julho, o auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Luís Gomes foi palco de uma importante Capacitação sobre as Feiras da Agricultura Familiar, promovida pelo Programa Mais Mercados. Essa iniciativa contou com uma parceria fundamental entre a Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Santo Antônio e Lagoa de Pedra, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN), e também a Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

O evento contou com a presença de servidores da Sedraf/RN, agricultores, agricultoras e membros da mencionada associação. Além disso, tivemos a honra de receber Júlio Filho, secretário de Agricultura, e Douglas Fonsêca, chefe de Serviço de Agricultura, que compartilharam seu conhecimento e experiência durante a capacitação.

A importância desse encontro reside no fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar na região, através do estímulo das feiras e comercialização dos produtos produzidos pelos pequenos produtores. Esse programa tem como objetivo principal incentivar a geração de renda, promover a valorização dos produtos locais e fomentar a economia do município.

Durante o evento, foram abordados temas como gestão de feiras, boas práticas de comercialização, higiene e segurança dos alimentos, entre outros assuntos relevantes para o crescimento sustentável da agricultura familiar. A capacitação proporcionou aos participantes um momento rico em aprendizado e troca de experiências, com o intuito de potencializar os resultados positivos das feiras da agricultura familiar em Luís Gomes.

Agradecemos a todos os envolvidos nessa parceria e reforçamos o compromisso em continuar apoiando e investindo no crescimento dessa importante atividade econômica. Através do Programa Mais Mercados e das ações conjuntas entre associações, governo e prefeitura, estamos construindo um cenário mais promissor para os pequenos produtores rurais e para toda a comunidade luisgomense.

#Comunicado 11/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Participe da nossa capacitação e conheça as oportunidades das Feiras da Agricultura Familiar!

A Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Santo Antônio e Lagoa de Pedra, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN), Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, convida Vossa Senhoria, autoridades constituídas, agricultores e agricultoras, feirantes e demais interessados para participarem de uma CAPACITAÇÃO SOBRE AS FEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR, do Programa Mais Mercados, que será realizada nesta quinta-feira, dia 13 de julho, às 8 horas da manhã, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Luís Gomes, localizado ao lado da Escola Municipal Professor Dubas.

Contamos com a sua honrosa presença!

#Comunicado 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção, atenção, temos uma novidade para Luís Gomes e região!

A partir deste domingo, dia 9 de julho, com início às quatro e meia da manhã, teremos a Feira da Agricultura Familiar de Luís Gomes, realizada pela Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Santo Antônio e Lagoa de Pedra, em parceria com a Prefeitura de Luís Gomes, Secretaria Municipal de Agricultura, Câmara de Vereadores de Luís Gomes e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN).

Venha conferir e comprar os produtos da nossa terra!

A feira será realizada ao lado da Casa Paroquial, com as vendas de diversos produtos, acontecendo todos os domingos, no mesmo horário e local!

Te esperamos lá!

#Comunicado 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Luís Gomes entrega documentação aos alunos aprovados no Curso de Operador de Máquinas Pesadas

Comunicado

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Lima e a Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, informa que a partir de segunda-feira, dia 10 de julho, entregará os certificados e as carteiras que comprovam a conclusão do Curso de Operador de Máquinas Pesadas.

As entregas dos referidos documentos serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, nos dias e horários de expediente, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, somente aos titulares/alunos aprovados no curso, mediante apresentação do RG ou outro documento com foto.

#Comunicado 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Sessão de instalação oficial da Feira da Agricultura Familiar de Luís Gomes. Na tarde de ontem, 3 de julho, foi realizada na Câmara Municipal a sessão de instalação oficial da Feira da Agricultura Familiar de Luís Gomes.
#Comunicado 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes inaugurou dia, dia 3 de julho, a Sala do Empreendedor. A Prefeitura de Luís Gomes, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), inaugurou hoje, dia 3 de julho, a Sala do Empreendedor.
#Comunicado 30/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 99 pecuaristas foram atendidos e 1.136 bovinos imunizados na primeira etapa da vacinação contra febre aftosa.

A Secretaria Municipal de Agricultura, por meio da parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunica que foi atingido hoje, dia 30 de junho, o índice de mais de 95% de animais vacinados contra a febre aftosa, cumprindo, portanto, o percentual que é solicitado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e também pelo Idiarn.

Com o empenho e trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, nesta primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa foram atendidos(as) 99 pecuaristas, sendo imunizados 1.136 bovinos, equivalente à 98,02% do rebanho total do município.

Registramos o nosso agradecimento à cada pecuarista luís-gomense por proteger os seus animais com a vacinação, resultando na manutenção do nosso município como um território livre da febre aftosa!

#Comunicado 29/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite todos para participarem da inauguração da Sala do Empreendedor de Luís Gomes.

A Prefeitura de Luís Gomes, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), convida todos para participarem da inauguração da Sala do Empreendedor de Luís Gomes. A solenidade acontecerá no dia 3, segunda-feira, às 8h30, na rua Ozório Bezerra, Galeria Senhora Sant'Ana, sala 5.

#Comunicado 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Foi realizada no último sábado, dia 24 de junho, a aula prática do Curso de Operador de Máquinas Pesadas.

Por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Luís Gomes, Secretaria Municipal de Agricultura, o Instituto Lima e a Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, foi realizada no último sábado, dia 24 de junho, a aula prática do Curso de Operador de Máquinas Pesadas.

Através da aula prática os alunos demonstraram os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas, sendo então um momento essencial para que os participantes do curso, quando chegarem ao final do mesmo, estejam aptos para o mercado de trabalho.

#Comunicado 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ATENÇÃO! já estão sendo realizadas as aulas teóricas e práticas do curso de Operador de Máquinas Pesadas.

Por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Luís Gomes, Secretaria Municipal de Agricultura, o Instituto Lima e a Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, já estão sendo realizadas as aulas teóricas e práticas do curso de Operador de Máquinas Pesadas.

Esta ação capacitará várias pessoas para o mercado de trabalho, em especial o trabalho em máquinas pesadas que é essencial para o andamento de obras, manutenções de estradas vicinais, preparação de terras para plantios, além de outras atividades que necessitam do uso de máquinas pesadas.

#Comunicado 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite aos interessados para participarem da SESSÃO SOLENE DE LANÇAMENTO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE LUÍS GOMES

A Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Santo Antônio e Lagoa de Pedra, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN), Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e também com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, convida Vossa Senhoria, autoridades constituídas, agricultores e agricultoras, feirantes e demais interessados para participarem da SESSÃO SOLENE DE LANÇAMENTO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE LUÍS GOMES, que será realizada no dia 3 de julho do corrente ano, às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes.

Venha fazer parte desses 133 anos da história da Emancipação Política de Luís Gomes!

Contamos com a sua honrosa presença!

Obs.: Após a Sessão Solene será realizada a feira com as exposições, degustações e vendas dos produtos.

#Comunicado 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Parceria entre Prefeitura de Luís Gomes e instituições resulta em doação de alimentos à comunidade.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou hoje, dia 23 de junho, ao Grupo dos Vicentinos da Paróquia de Senhora Santana, de Luís Gomes, alimentos diversos, dentre eles: arroz, macarrão, açúcar, feijão, flocos de milho, etc. para que sejam doados às pessoas carentes do município.

Todos os alimentos foram recebidos através das inscrições das pessoas que já estão participando do Curso de Operador de Máquinas Pesadas, realizado numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Luís Gomes, Secretaria Municipal de Agricultura, o Instituto Lima e a Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes.

#Comunicado 22/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ATENÇÃO! COMUNICADO URGENTE! OS PRAZOS ESTÃO CHEGANDO AO FIM!

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunicam que a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa foi prorrogada. Os novos prazos são: até 30 de junho para vacinar e até 15 de julho para declarar a vacinação do rebanho.

Relembramos que nesta etapa todo o rebanho deve ser vacinado e a declaração deve ser realizada com a apresentação da nota fiscal da compra da vacina. Os atendimentos são realizados na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Pedimos, por favor, que todos cumpram as datas e não vacinem nem declarem somente nos últimos dias da campanha, pois assim evita-se inadimplência e possíveis multas.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 21/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Aconteceu dia 20 de junho a reunião de preparação da Feira da Agricultura Familiar de Luís Gomes.

Foi realizada na tarde de ontem, dia 20 de junho, por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Luís Gomes, Secretaria Municipal de Agricultura e Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Santo Antônio e Lagoa de Pedra, uma reunião de preparação da Feira da Agricultura Familiar de Luís Gomes.

A feira terá os apoios da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, da Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf).

Estiveram presentes na reunião o prefeito Carlos Augusto (Tututa), o secretário de Agricultura, Júlio Filho, servidores da Secretaria de Agricultura, Júnior Fontes e Edvailson Soares, e também os agricultores e as agricultoras familiares que participarão da referida feira.

#Comunicado 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Seminário da Feira da Agricultura Familiar

Em uma ação conjunta da Associação dos Pequenos Produtores dos Sítios Santo Antônio e Lagoa de Pedra; Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf); Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e também da Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, foi realizado hoje, dia 14 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores, o Seminário da Feira da Agricultura Familiar.

O evento contou com a participação de autoridades constituídas, agricultores e agricultoras, feirantes, do Sr. Expedito Salviano, gestor regional da Emater/RN, juntamente com demais funcionários desse órgão estadual, membros(as) da Cooperativa Terra Livre e demais interessados, que juntos realizaram a discussão e aprovação da minuta do Regimento Interno, e também propuseram alguns nomes de pessoas que participarão do Conselho Gestor da referida feira.

#Comunicado 07/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA CONVITE PARA O SEMINÁRIO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Convite

A Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Santo Antônio e Lagoa de Pedra, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Prefeitura Municipal de Luís Gomes (PMLG), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e também com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, convida Vossa Senhoria, autoridades constituídas, agricultores e agricultoras, feirantes e demais interessados para participarem do SEMINÁRIO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, que será realizado dia 14 de junho do corrente ano, às 9 horas da manhã, no plenário e auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes. Na oportunidade será apresentado o projeto da feira, realizada a discussão e aprovação da minuta do Regimento, bem como a realização da constituição do Conselho Gestor da referida feira.

Venha fazer parte desses 133 anos da história da Emancipação Política de Luís Gomes!

Você é o(a) nosso(a) convidado(a)!

#Comunicado 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito das ações ambientais. É celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, e envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental.

Este ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente aborda soluções para a poluição plástica, por meio da campanha #CombataAPoluiçãoPlástica.

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares.

De forma preocupante e reflexiva, é importante destacar que existe também um risco menos conhecido: os microplásticos que já estão presentes na cadeia alimentar, na água que bebemos e até mesmo no ar que respiramos. Segundo algumas estimativas, as pessoas consomem mais de 50 mil partículas de plástico por ano. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, o que pode representar uma ameaça à saúde.

O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 visa mostrar como os países, as empresas e os indivíduos podem e devem usar o plástico de forma mais sustentável, oferecendo a esperança de que um dia toda a poluição plástica seja apenas história.

#Comunicado 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Não perca a oportunidade de receber gratuitamente o curso de Operador de Máquinas Pesadas.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Lima e a Câmara Municipal de Vereadores de Luís Gomes, informa que ofertará gratuitamente o curso de Operador de Máquinas Pesadas.

Todas as informações estão disponíveis no reels.

#Comunicado 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Foi prorrogada a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunicam que a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa foi prorrogada. Os novos prazos são: até 30 de junho para vacinar e até 15 de julho para declarar a vacinação do rebanho.

Relembramos que nesta etapa todo o rebanho deve ser vacinado e a declaração deve ser realizada com a apresentação da nota fiscal da compra da vacina. Os atendimentos são realizados na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Pedimos, por favor, que todos cumpram as datas e não vacinem nem declarem somente nos últimos dias da campanha, pois assim evita-se inadimplência e possíveis multas.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Homenagem ao dia 25 de maio "Dia do Trabalhador Rural"

O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente no Brasil no dia 25 de maio. A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas, como por exemplo: lavradores(as), agricultores(as), cuidadores(as) de animais, e etc.

A comemoração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural foi instituída através da Lei Federal nº 4.338, de 1º de junho de 1964.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes e a Secretaria Municipal de Agricultura prestam esta singela homenagem aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais de todo o Brasil, em especial aos luís-gomenses que cultivam a terra e produzem os alimentos que garantem a manutenção da vida.

#Comunicado 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ATENÇÃO! A primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa acontece de 1° a 31 de maio .

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunicam que a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa acontece de 1° a 31 de maio e a declaração pode ser realizada no máximo até o dia 15 de junho. Nesta etapa todo o rebanho deve ser vacinado.

Os(as) pecuaristas devem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina, para fazer a declaração. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Pedimos, por favor, que todos cumpram as datas e não vacinem nem declarem somente nos últimos dias da campanha, pois assim evita-se inadimplência e possíveis multas.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Foi realizada nesta segunda-feira (17), reunião urgente com as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), realizou na manhã de hoje, segunda-feira, dia 17 de abril, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Luís Gomes, uma reunião urgente com as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural que são abastecidas pela Operação Carro-Pipa (OCP) do Governo Federal, que é executada pelo Exército Brasileiro, para conversar sobre a referida operação.

#Comunicado 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite reunião tratar assuntos das cisternas

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), convida todas as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural, que são abastecidas pela Operação Carro-Pipa (OCP) do Governo Federal, que é executada pelo Exército Brasileiro, para uma reunião urgente sobre a referida operação, que será realizada segunda-feira, dia 17 de abril, às 9 horas da manhã, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Luís Gomes, localizado ao lado da Escola Municipal Professor Dubas.

Pedimos que todos(as) os(as) responsáveis não faltem e que levem seu RG, CPF e também o cartão usado para confirmar o recebimento das carradas d'água.

Participe!

#Comunicado 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) recebendo oficiais do exercito

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) recebeu na tarde de ontem, 29 de março, na sede da Prefeitura Municipal, o Cel. Moura, chefe do Escritório Regional da Operação Carro-Pipa (EROCP) da Guarnição de Natal, e o Cel. Caciano, comandante da Base Administrativa da Guarnição de Natal (B Adm Gu Natal).

A reunião foi o momento de uma conversa proveitosa sobre o abastecimento de água através da Operação Carro-Pipa (OCP) do Governo Federal, executada pelo Exército Brasileiro, bem como sobre outros assuntos relativos à garantia da segurança hídrica do município.

Participaram da reunião o secretário executivo da Compdec, Júnior Fontes; o secretário de Agricultura, Júlio Filho; o secretário de Administração, Feliciano Neto, e também a chefe de Gabinete, Maria Gerusa.

Os secretários e a chefe de Gabinete, além de representarem as pastas que são responsáveis, também representaram o prefeito Carlos Augusto e o vice-prefeito Rildo Linhares que não puderam participar da reunião porque estão em Brasília/DF, participando da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

#Comunicado 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião cancelada com os responsáveis pelas cisternas da zona rural.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), considerando as chuvas ocorridas nas últimas 24 horas, nas zonas urbana e rural do nosso município, comunica que a reunião com as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural, que são abastecidas pela Operação Carro-Pipa (OCP) do Governo Federal, que é executada pelo Exército Brasileiro, que estava marcada para amanhã, dia 31 de março, foi CANCELADA.

Aproveitamos para informar também que depois divulgaremos a nova data, o local e o horário para realizarmos a reunião.

#Comunicado 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Fique atento as informações e recomendações importantes da COMPDEC neste período de chuvas

Olá!

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) tem informações e recomendações importantes para você, neste período de chuvas.

Deslize para o lado e leia!

#Comunicado 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite para uma reunião urgente sobre a referida operação

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), convida todas as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural, que são abastecidas pela Operação Carro-Pipa (OCP) do Governo Federal, que é executada pelo Exército Brasileiro, para uma reunião urgente sobre a referida operação, que será realizada no auditório do Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes, sexta-feira, dia 31 de março, às 9 horas da manhã.

Pedimos que todos(as) os(as) responsáveis não faltem e que levem seu RG, CPF e também o cartão usado para confirmar o recebimento das carradas d'água.

Participe!

#Comunicado 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Assista: O secretário de Agricultura, Júlio Filho foi entrevistado por Evaldo Montes da TV Interativa

Hoje, dia 23 de março, o secretário municipal de Agricultura, Júlio Filho foi entrevistado pelo apresentador Evaldo Montes da TV Interativa, no Programa Linha de Frente, debatendo sobre assuntos importantes da área da agricultura.

A entrevista foi exibida nas redes sociais da TV Interativa e transmitida em emissoras de rádio afiliadas.

A entrevista ficou disponível no YouTube e pode ser assistida através do link disponibilizado abaixo.

Link: https://www.youtube.com/live/fi7o07uAUDA?feature=share

#Comunicado 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Foi criado em 22 de março de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água.

Esta é uma data para que seja dada mais visibilidade a assuntos relacionados a esse importante recurso natural e para mostrar que a sua preservação é um dever de toda a sociedade.

Anualmente o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre esse recurso natural de extrema e absoluta importância para a existência da vida. O tema deste ano é "Acelerando Mudanças - Seja a mudança que você deseja ver no Mundo." O objetivo do tema deste ano é discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e do saneamento. A campanha está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico. É uma história sobre como lidar com crises.

A Fábula do Beija-flor

Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

- Estou voando até o lago para pegar água e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:

- Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

- Estou fazendo aquilo que posso.

O beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo. Você também pode ser um beija-flor. Cada atitude sua, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.

#Comunicado 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes entregou mil mudas de maracujazeiro (pés de maracujá).

A Prefeitura de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a entrega de mil mudas de maracujazeiro (pés de maracujá) para os agricultores e as agriculturas luís-gomenses. A cerimônia de entrega aconteceu nesta quinta-feira, 16 de março, na sede secretaria, com a presença do prefeito Carlos Augusto e do secretário de Agricultura, Júlio Filho.

A distribuição de mudas de árvores frutíferas é uma ação de revitalização de plantações (pomares), venda e consumo de frutas produzidas em solo luís-gomense.

#Comunicado 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Fique Atento para a Entrega das Mudas de Maracujá

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que entregará mudas de maracujazeiro (pés de maracujá) para os agricultores as agricultoras luís-gomenses, na sede secretaria, nesta quinta-feira, dia 16 de março, das 8h às 12h. É necessário que o agricultor ou a agricultora apresente o RG e o CPF para poder receber as mudas.

#Comunicado 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Foi prorrogado até o dia 20 deste mês, o prazo para receber e pagar os boletos do Benefício Garantia-Safra 2022/2023.

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica aos agricultores e as agricultoras luís-gomenses que o prazo para receber e pagar os boletos do Benefício Garantia-Safra 2022/2023 foi prorrogado até o dia 20 deste mês, ou seja, até a próxima segunda-feira. Portanto, quem ainda não recebeu o boleto pode ir até a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, com RG e CPF, e receber o boleto. Os atendimentos ao público são realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

Comunicamos também que as pessoas que já receberam ou vão receber os boletos, que façam o pagamento dos mesmos o mais breve possível.

#Comunicado 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O secretário municipal de Agricultura, Júlio Filho foi o entrevistado do Programa do Grandão, na Rádio Mandacaru FM.

Ontem, quarta-feira, dia 8 de março, o secretário municipal de Agricultura, Júlio Filho foi o entrevistado do Programa do Grandão, na Rádio Mandacaru FM 104,9 de Luís Gomes.

Durante a entrevista foram debatidos e explicados vários assuntos relacionados à Secretaria Municipal de Agricultura, dentre eles: Benefício Garantia-Safra, Programa Bancos de Sementes, Cortes de Terras 2023, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e outros.

#Comunicado 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Júlio Filho será o entrevistado dia 8 de março, às 14h, do Programa do Grandão, na Rádio Mandacaru FM 104,9 Nesta quarta-feira, dia 8 de março, às 14h, o secretário de Agricultura, Júlio Filho será o entrevistado do Programa do Grandão, na Rádio Mandacaru FM 104,9 de Luís Gomes.
#Comunicado 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Secretaria de Agricultura comunica que os boletos do Benefício Garantia-Safra 2022/2023 já estão sendo entregues. A Secretaria Municipal de Agricultura comunica aos agricultores e as agricultoras luís-gomenses que os boletos do Benefício Garantia-Safra 2022/2023 já estão sendo entregues.
#Comunicado 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Realizada dia 24-02 reunião do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou na tarde desta sexta-feira, 24 de fevereiro, uma reunião com agricultores e agricultoras, no auditório do Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes, onde foram apresentadas informações e feito um debate sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa pelo qual compra-se alimentos produzidos pelos agricultores e pelas agricultoras do município e são destinados para a alimentação escolar dos estudantes da rede municipal de ensino.

#Comunicado 23/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Ações Intregradas de Prevenção ao Evento Edverso

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), informa aos luís-gomenses que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) envia mensagens sobre alertas de desastres. Para receber as mensagens, cadastre seu celular, enviando um SMS para o número 40199 com o CEP: 59940-000. Você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro. Agora, pelo celular, você receberá alertas da Sedec.

#Comunicado 10/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Convite

A Secretaria Municipal de Agricultura convida os agricultores e as agricultoras para participarem de uma reunião, que será realizada no auditório do Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes, sexta-feira, dia 24 de fevereiro, às 14 horas, onde serão apresentadas informações e feito um debate sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

É necessário que os agricultores e as agricultoras que forem participar da reunião levem cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, DAP ou CAF.

Contamos com a presença de todos!

#Comunicado 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião no Polo Universitário de Luís Gomes para construção de um programa de capacitação e formação na área do teatro

O secretário de Cultura do município, prof. Leandro Oliveira, participou de uma reunião no Polo Universitário de Luís Gomes ontem, 2 de fevereiro. Na oportunidade, foi discutida a construção de um programa de capacitação e formação na área do teatro com foco nas necessidades de formação (figurino, iluminação, dramaturgia, cenários, sonorização e sonoplastia) visando a construção de um grande espetáculo. A ação é fruto de uma importante parceria entre a Prefeitura (por meio da Secult), Polo Universitário, UFRN, Cias de "No" e Teart. O projeto inicial está na fase de elaboração e já prevê atividades a partir de março. Na reunião, estiveram presentes, além do secretário, a profa. Joseani Martins (diretora do polo), o Prof. Jeferson Alves (chefe do Centro de Educação da UFRN e especialista em Ensino de Teatro, e as duas Cias "No" de Teatro e Teart (representada pelos seus diretores Cícero Oiveira e Jacó Oliveira).

#Comunicado 28/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Intervenção Urbana

Neste sábado, 28 de janeiro, a Cooperativa de Cultura Potiguar, projeto que busca fortalecer o cooperativismo cultural nos mais diversos municípios do Rio Grande do Norte, estará em Luis Gomes, cidade que já conta com trabalhadores e grupos cooperados. O objetivo é chamar os trabalhadores da cultura para conhecerem o cooperativismo, e de forma mais específica o trabalho da cooperativa. Na oportunidade, haverá conversa sobre cooperativismo cultural, às 14h, no Polo Universitário Auzenir Pereira Firmino Nunes (Puap), e intervenção urbana com o cia de teatro "O Pessoal do Tarará", às 19h, na praça Jader Torquato, centro da cidade. A peça que será apresentada é "Aí, meu Deus" ou "A inacreditável saga de Maria Miséria e Zé Pobreza".

Espetáculo feito para apresentações na rua ou em qualquer lugar alternativo aos seletivos espaços oficiais. Com duração de 40 minutos, o espetáculo conta com a artista Renata Soraya e o ator Dionízio do Apodi, e mostra a realidade da maior parte do(a)s brasileiro(a)s, que trabalham mal, comem mal, vivem mal, sem perspectivas diante de um sistema que não tem piedade de milhares de Marias e Zés que sobrevivem e morrem anônimo(a)s na pobreza e miséria de um país cheio de riquezas, como o Brasil.

O espetáculo é inspirado n'A Revolução na América do Sul, de Augusto Boal, e fortemente influenciado pela pedagogia libertadora de Paulo Freire. Com forte participação da plateia presente, o espetáculo se torna reflexão dentro da própria cena, quando, em vários momentos, as pessoas participam com opiniões acerca dos desdobramentos da vida de Zé e Maria, que abordam inúmeras temáticas, como desemprego, inflação, trabalho doméstico, dentre tantas.

Um espetáculo de dramaturgia dura mas feito para rirmos de nossas próprias mazelas. Para vermos o mundo com olhos estranhados, como pediu Bertolt Brecht. Um grito para e por cada brasileiro(a).

Ficha técnica

Atuação: Renata Soraya e Dionízio do Apodi;

Dramaturgia e encenação: Dionízio do Apodi;

Colaboração Artística: Alana Azevedo, Elzimário Macário e Maxson Ariton;

Duração: 40min;

Criação e produção: O Pessoal do Tarará;

Apoio: Espaço Cultural no Meio do Mundo e Cooperativa de Cultura Potiguar.

Parceria: Prefeitura de Luís Gomes, Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Cia de Teatro NO.

#Comunicado 09/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA CADASTRO NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR (CAF)

A Prefeitura de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue emitindo o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O CAF é o instrumento que substitui a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) na identificação e qualificação das Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA), do Empreendimento Familiar Rural (EFR) e das formas associativas de organização da Agricultura Familiar, para fins de acesso a diferentes políticas públicas.

A inscrição da CAF é realizada por meio de um sistema eletrônico pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura. A gestão do município comprometida com mais desenvolvimento garante mais esse serviço aos agricultores e agricultoras de Luís Gomes, como forma de garantir o acesso às políticas públicas da agricultura familiar.

Requisitos e beneficiários para a inscrição no CAF:

I. Detenham, a qualquer título, área(s) que perfaça(m) a soma total de até 4 (quatro) módulos fiscais;

II. Utilizem, predominantemente, mão de obra familiar nas atividades econômicas do estabelecimento ou Empreendimento Familiar Rural;

III. Aufiram, no mínimo, metade da renda bruta familiar de atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento;

IV. Que a gestão do estabelecimento ou do empreendimento seja estritamente familiar.

#Comunicado 05/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ATENÇÃO! As inscrições para o Programa Cortes de Terras 2023 serão realizadas a partir do dia 6 de dezembro.
#Comunicado 02/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PRORROGADA: 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) comunicam que a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa foi prorrogada, portanto agora as novas datas são: até o dia 17 de dezembro para vacinar o rebanho e 24 de dezembro para declarar.

Nesta segunda etapa serão vacinados somente os animais que tenham de 0 a 24 meses de idade, mas todos os animais devem ser declarados. Para fazer a declaração é necessário que o pecuarista compareça na Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 19/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA a Defesa Civil Nacional criou um chatbot, em parceria com o WhatsApp e a Robbu, para enviar alertas sobre os desastres.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) comunica que a Defesa Civil Nacional criou um chatbot, em parceria com o WhatsApp e a Robbu, para enviar alertas sobre os desastres que podem acontecer pelo Brasil. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar enviando uma mensagem de "Oi" para o número (61) 2034-4611 para começar a interação. O usuário poderá cadastrar uma ou mais áreas de interesse em que deseja receber as notificações da Defesa Civil. Isso pode ser feito através do nome do município, pelo CEP ou compartilhando a localização do celular.

A Defesa Civil Nacional também usará esse canal de comunicação para enviar dicas de autoproteção, as melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e alertas ativos em outros estados.

Cadastre-se e mantenha-se atualizado(a) sobre os alertas para nossa cidade e região.

#Comunicado 12/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Confira a programação oficial das atividades da Caravana SINOS.

A Prefeitura de Luís Gomes e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) divulgam a programação oficial das atividades da Caravana SINOS. A caravana estará em Luís Gomes entre os dias 15 e 19 de novembro. A programação artística ocorrerá todas as noites, e será aberta ao público.

Programação oficial:

15/11 - Camerata Jovem de Luís Gomes/RN - Concerto de Abertura, 19h30, na Escola Municipal Prof. Dubas.

16/11 - Quarteto Colibri de Sobral/CE e Quarteto de Cordas da OFP (Pau dos Ferros/RN), 19h30, no Studio Katiana Karlla.

17/11 - Recital dos professores da Caravana Sinos,19h30, no Studio Katiana Karlla.

18/11 - Quinteto Tabilo (Natal/RN) e Quarteto Primavera (Natal/Luís Gomes/RN), 19h30, no Studio Katiana Karlla.

19/11 - Concerto das orquestras da caravana SINOS (Concerto de encerramento), 19h30, na Escola Municipal Prof. Dubas.

#Comunicado 04/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ATENÇÃO! segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa será de 1° a 30 de novembro.

A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) comunicam que a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa será de 1° a 30 de novembro e a declaração poderá ser feita até o dia 15 de dezembro.

Nesta segunda etapa serão vacinados somente os animais com idade entre 0 a 24 meses, mas todos os animais devem ser declarados. Para fazer a declaração é necessário que o pecuarista compareça na Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 04/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Faça o seu Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que a partir de segunda-feira, dia 7 de novembro, passará a emitir exclusivamente o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que substituirá definitivamente a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Informamos que quem está com a DAP válida pode usá-la normalmente e quem está com a DAP vencida já será cadastrado(a) no CAF.

O CAF será emitido pela Secretaria Municipal de Agricultura nas segundas, quartas e sextas-feiras, mas é necessário agendar o atendimento. Os agendamentos serão realizados nos mesmos dias de emissão, porém serão realizados assim: segundas (agendamentos para quarta-feira), quartas (agendamentos para sexta-feira) e sextas-feiras (agendamentos para segunda-feira).

Por ser um documento mais detalhado e que necessita de mais tempo para ser feito, serão atendidas quatro pessoas em cada dia.

Os documentos necessários para ser cadastrado(a) no CAF são:

- RG e CPF do marido e da esposa;

- RG e CPF de cada filho(a) que tenha 16 anos ou mais;

- Comprovante de Residência;

- ITR ou CAR do Imóvel Rural;

- Contrato de Parceria Rural ou Contrato de Comodato;

- Declaração de Renda que é emitida pela Secretaria Municipal de Agricultura;

- Declaração de Validação que é emitida pela Secretaria Municipal de Agricultura.

#Comunicado 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Emissão do primeiro Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)

A Secretaria Municipal de Agricultura emitiu ontem, dia 4 de outubro, o primeiro Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei Federal nº 11.326/2006), também a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

A inscrição no CAF substituirá a DAP, que é a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para realizar a inscrição no CAF, o requerente deverá buscar uma entidade integrante da Rede CAF. Em Luís Gomes a Secretaria Municipal de Agricultura está credenciada para emitir esse importante documento.

#Comunicado 27/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Compdec pede a colaboração de todos para que evitem fazer queimadas.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), pede a colaboração de todos para que evitem fazer queimadas.

As principais consequências das queimadas são: alterações climáticas e comprometimento dos recursos naturais, além das consequências inevitáveis para a saúde humana, como problemas respiratórios, cardíacos, psicológicos, entre outros.

Uma queimada pode se transformar em um enorme incêndio, atingindo a vegetação e colocando em risco pessoas, propriedades, rodovias e redes de eletricidade próximas ao foco do incêndio.

Diga não às queimadas!

#Comunicado 30/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Já estão Abertas as inscrições para o Programa Garantia-Safra 2022/2023

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica que as inscrições para o Programa Garantia-Safra 2022/2023 serão realizadas de 30 de agosto a 30 de setembro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Para se inscrever no programa, é necessário que o agricultor ou a agricultora esteja com a DAP, o RG e o CPF em mãos. O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Comunicamos também que nesta safra, 2022/2023, não haverá inscrição automática no sistema do programa, portanto, é necessário as pessoas irem até a Secretaria Municipal de Agricultura para que seja realizada a inscrição.

#Comunicado 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 1º Seminário de Bovinocultura

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a Emater/RN, realizaram ontem, 17 de agosto, na Câmara de Vereadores, o 1º Seminário de Bovinocultura.

O evento contou com as presenças de representantes do Sebrae, Idiarn, Banco do Nordeste e outras instituições.

#Comunicado 15/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite para o 1º Seminário de Bovinocultura

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a Emater/RN, convidam os(as) produtores(as) rurais do município para participarem do 1º Seminário de Bovinocultura, que será realizado quarta-feira, dia 17 de agosto de 2022, às 8 horas da manhã, na Câmara de Vereadores de Luís Gomes.

O evento contará com a presença de representantes do Sebrae, Idiarn e Banco do Nordeste.

Desde já agradecemos a sua presença!

#Comunicado 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convidamos a todos para a reunião preparatória para a 2ª Semana Municipal do Adolescente.

A Comissão Intersetorial convida todos os membros da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescentes para participarem da reunião preparatória para a 2ª Semana Municipal do Adolescente. A reunião ocorrerá na quinta-feira, 11 de agosto, às 9h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A presença de todos é fundamental.

#Comunicado 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Orquestra Sinfônica (OSLG) e a Camerata Jovem de Luís Gomes participarão do II Encontro de Orquestras Sociais A Orquestra Sinfônica de Luís Gomes (OSLG) e a Academia Camerata Jovem de Luís Gomes participarão do II Encontro de Orquestras Sociais.
#Comunicado 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 28 de julho, Dia do Agricultor.

No desenvolvimento de uma cidade existe uma força humana no exercício de uma atividade de grande importância no dia a dia de cada brasileiro. São os agricultores e as agricultoras que são responsáveis pelo preparo do solo para o plantio, o cuidado com a lavoura e a colheita para que os alimentos possam chegar nas mesas das famílias.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura parabeniza os agricultores e as agricultoras por este dia dedicado com carinho a vocês!

#Comunicado 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Seminário sobre a Linha de Crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar - Pronaf B (Agroamigo)

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes em parceira com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou hoje, 4 de julho, o Seminário sobre a Linha de Crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar - Pronaf B (Agroamigo) e as assinaturas das Cartas de Crédito, para os agricultores e as agricultoras luís-gomenses.

O evento foi realizado dentro da programação da Festa dos 132 anos de Emancipação Política de Luís Gomes.

#Comunicado 23/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite para o Seminário sobre a Linha de Crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar - Pronaf B (Agroamigo)

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes em parceira com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura convida os agricultores e as agricultoras luís-gomenses para participarem do Seminário sobre a Linha de Crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar - Pronaf B (Agroamigo) e assinaturas das Cartas de Crédito.

O evento será realizado dentro da programação da Festa dos 132 anos de Emancipação Política de Luís Gomes.

Data: 4 de julho de 2022 (segunda-feira)

Local: Cras de Luís Gomes/RN

Horário: 9h

#Comunicado 22/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Já estão abertas as inscrições para utilização de máquina ensiladeira.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes em parceria com a Emater/RN, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, dando continuidade ao Programa Mais Forragem, comunica aos agricultores e as agricultoras luís-gomenses que realizará inscrições para utilização de máquina ensiladeira.

As inscrições serão realizadas de 23 de junho a 15 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, das 8h às 12h. É necessário que o agricultor ou a agricultora esteja com a Carteira de Identidade e o CPF em mãos.

#Comunicado 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Foi prorrogada primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa.

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunicam que a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa foi prorrogada. Os pecuaristas terão até o dia 30 de junho para comprar a vacina, realizar a vacinação do rebanho e irem até a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina, para que seja feita a declaração. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Para mais informações, envie mensagem para o WhatsApp da secretaria. Número: (84) 92001-4433.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 13/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção interessados para a realização de Curso de Fabricação de Bolos Tradicionais

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (Senar/RN) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Pau dos Ferros/RN, informa que será realizado o curso de Fabricação de Bolos Tradicionais, que tem o objetivo de desenvolver corretamente os processos de fabricação de bolos caseiros, aplicando as boas práticas de higiene. O curso será realizado em nosso município, terá duração de 30 horas e as inscrições são abertas para o público em geral.

Serão ofertadas 15 vagas titulares e 5 reservas. Os pré-requisitos para participação neste curso são: ser alfabetizado(a), maior de 18 anos e não ser portador(a) de doença infectocontagiosa.

As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, a partir do dia 15 de junho e se encerrarão quando todas as vagas (titulares e reservas) forem preenchidas. No ato da inscrição é necessário que a pessoa esteja com os seguintes documentos originais em mãos: RG, CPF e comprovante de residência.

#Comunicado 10/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 37ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

O coordenador de Abastecimento e Manutenção e também secretário executivo da Compdec, Júnior Fontes, participou, na tarde de ontem, 8 de junho, da 37ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

Na reunião foi realizada a eleição para o novo presidente, vice-presidente e secretário executivo do referido comitê. Também foram reconduzidos ao mandato 19 membros, dada posse aos novos membros, inclusive ao representante da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, Júnior Fontes, que passa a ser membro titular do CBH AM.

#Comunicado 10/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião com todas as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural, que são abastecidas pela Operação Carro-Pipa

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), realizou hoje, 9 de junho, no auditório do Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes, uma reunião com todas as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural, que são abastecidas pela Operação Carro-Pipa (OCP), do Governo Federal, que é executada pelo Exército Brasileiro.

Foram debatidos pontos de grande relevância para a boa execução da operação.

#Comunicado 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Já está disponível a nova lista de pessoas para receberem o Benefício Garantia-Safra. A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que neste mês de junho está disponível uma nova lista de pessoas para receberem o Benefício Garantia-Safra.
#Comunicado 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião com os agricultores locais para tratar do processo de chamada pública.

Aconteceu na última terça-feira (07/06), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, uma reunião com os agricultores locais para tratar do processo de chamada pública, viabilidade da produção local de alimentos e cronograma de abastecimento dos alimentos para a merenda escolar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos PAA, através de processo de chamada pública, agricultura familiar e compra direta. O programa visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Na oportunidade, estiveram presentes a secretária de Educação e Desporto Ana Gracilda, o secretário de Agricultura Júlio Filho, a coordenadora da merenda escolar Damiana Meire e os agricultores locais selecionados no processo de chamada pública.

#Comunicado 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes em parceria com DNOCS, distribuiu 20 mil alevinos nos mananciais públicos do município. A Prefeitura em parceria com o (DNOCS), distribuiu 20 mil alevinos nos mananciais públicos (10 mil despejados no açude municipal Lulu Pinto e 10 mil entre Baixas e Baixio.
#Comunicado 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite reunião urgente às pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural
#Comunicado 05/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.

Neste ano, ao completar 50 anos desde a origem do Dia Mundial do Meio Ambiente, o tema escolhido para a comemoração foi "Uma Só Terra".

Preserve o meio ambiente!

#Comunicado 02/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião com o mobilizador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (Senar/RN),
#Comunicado 30/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Já estão sendo feitos os cadastros para o Programa Minha Terra Legal

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura está realizando os cadastros para o Programa Minha Terra Legal - Programa Estadual de Regularização Fundiária que é uma ação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com as prefeituras municipais, que realiza a legalização da situação jurídica das propriedades de agricultores familiares que não possuem títulos de terras definitivos (áreas devolutas de domínio estadual com até um módulo fiscal), garantindo segurança jurídica para os agricultores e as agricultoras familiares e o acesso às demais políticas públicas dos governos federal e estadual.

#Comunicado 27/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ATENÇÂO: A primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa encerra-se dia 31 de maio.

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), relembra que a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa encerra-se dia 31 de maio e a declaração poderá ser feita no máximo até o dia 15 de junho.

Nesta primeira etapa todo o rebanho deve ser vacinado. O pecuarista deve comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina, para fazer a declaração. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Para mais informações, envie mensagem para o WhatsApp da secretaria. Número: (84) 92001-4433.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador Rural.

Essa comemoração foi instituída pela Lei Federal n° 4.338, de 1º de junho de 1964.

A Administração Municipal parabeniza e agradece a todos(as) os(as) trabalhadores(as) rurais do nosso município que seguem empenhados trabalhando para produzir alimentos e colaborar com o desenvolvimento e sustentabilidade da nossa querida Luís Gomes.

#Comunicado 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Já está disponível uma nova lista de pessoas para receberem o Benefício Garantia-Safra 2020/2021

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica aos agricultores e as agricultoras luís-gomenses, que se inscreveram e pagaram os boletos do Benefício Garantia-Safra 2020/2021, que neste mês de abril está disponível uma nova lista de pessoas para receberem o benefício. O pagamento será realizado de acordo com o calendário dos benefícios sociais do Governo Federal. O valor será pago em parcela única de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais).

A lista completa com os nomes das pessoas beneficiadas pode ser acessada no link abaixo:

https://drive.google.com/.../1xSKUTZ03LPROA4VBEka.../view...

#Comunicado 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção para a Entrega das Cestas Básicas Enviadas pelo Ministério da Cidadania

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), sob a fiscalização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), fará, hoje, 8 de abril, das 08h30 às 17:00, a entrega das cestas básicas enviadas pelo Ministério da Cidadania. A entrega acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A lista com os nomes dos contemplados está disponível no Cras. Para receber a cesta básica, o beneficiário deverá estar com CPF e Identidade em mãos.

Lista com nomes dos contemplados com a ação:

https://drive.google.com/.../1A.../view...

#Comunicado 06/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Plantadores de Água é o Projeto do Governo para Preservar as Nascentes de Água Existentes no RN.

O prefeito Carlos Augusto (Tututa), a primeira-dama Cláudia Alcântara, o coordenador de abastecimento e manutenção Júnior Fontes e a professora Solange Batista recepcionaram uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/RN).

A equipe visitou uma das nascentes do rio Apodi-Mossoró, entrevistaram moradores e autoridades da cidade e entregaram o certificado de adesão ao projeto Plantadores de Água, que tem como objetivo proteger e preservar as nascentes de água existentes no Rio Grande do Norte.

#Comunicado 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes promoveu a entrega de mudas de cajueiro aos Agricultores Luís-gomenses.

A Prefeitura de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu a entrega de mudas de cajueiro aos agricultores e agricultoras luís-gomenses na manhã desta quarta-feira, 30 de março. A solenidade de entrega aconteceu no Mercado Público e contou com a presença do prefeito Carlos Augusto e Júlio Filho, secretário de Agricultura do município.

#Comunicado 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes fará nesta quarta-feria (30), Mudas de Cajueiro.

APrefeitura de Luís Gomes, por intermedio da Secretaria Municipal de Agricultura comunica que entregará, nesta quarta-feira, dia 30 de março, às 8h, no Mercado Público, as mudas de cajueiro, aos agricultores e as agricultoras luís-gomenses que realizaram o cadastrado para o recebimento.

#Comunicado 19/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Entrega de Raquetes de Palma Forrageira

A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a entrega de raquetes de palma forrageira para os agricultores e agricultoras luís-gomenses na manhã deste sábado, 19 de março. As plantas serão utilizadas para plantio e produção de forragem, garantindo alimentação animal de qualidade para os rebanhos locais. A solenidade de entrega aconteceu no Brisa Casa Show (antigo Clube do Rotary) e contou com a presença do prefeito Carlos Augusto e o secretário de Agricultura, Júlio Filho.

#Comunicado 19/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Vídeo: Entrega de Raquetes de Palma Forrageira

A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a entrega de raquetes de palma forrageira para os agricultores e agricultoras luís-gomenses na manhã deste sábado, 19 de março. As plantas serão utilizadas para plantio e produção de forragem, garantindo alimentação animal de qualidade para os rebanhos locais. A solenidade de entrega aconteceu no Mercado Público e contou com a presença do prefeito Carlos Augusto e o secretário de Agricultura, Júlio Filho.

#Comunicado 18/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção agricultores para data e hora da entrega raquetes de palma forrageira

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que entregará amanhã, dia 19 de março, às 8h, no Mercado Público, as raquetes de palma forrageira para os agricultores e as agricultoras que fizeram o cadastro na secretaria.

#Comunicado 10/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Esta aberto o cadastramento dos agricultores luís-gomenses para receberem raquetes de palma forrageira

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, dando continuidade ao Programa Mais Forragem, realizará nos 11, 14 e 15 de março, das 8h às 12h, na sede da secretaria, o cadastramento dos agricultores e das agricultoras luís-gomenses para receberem raquetes de palma forrageira. Para realizar o cadastro é necessário que o agricultor ou a agricultora esteja com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) em mãos.

#Comunicado 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção Agricultores de Luís Gomes o Benefício do Garantia-Safra 2020/2021 Já está Liberado para Saque

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica aos agricultores e as agricultoras luís-gomenses, que se inscreveram e pagaram os boletos do Garantia-Safra 2020/2021, que o benefício já está liberado para saque, de acordo com o calendário dos benefícios sociais do Governo Federal. O valor será pago em parcela única de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais).

A lista completa com os nomes das pessoas beneficiadas pode ser acessada no link abaixo:

https://drive.google.com/.../1p7TBgEtHF4F1IMPJvKk.../view...

#Comunicado 31/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Já estão sendo entregues os boletos do Benefício Garantia-Safra 2021/2022

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica aos agricultores e as agricultoras luís-gomenses, que os boletos do Benefício Garantia-Safra 2021/2022 já estão sendo entregues. Para receber o boleto, o agricultor ou a agricultora deverá comparecer na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, com RG e CPF. Os atendimentos ao público são realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h. Informamos que a data de vencimento dos boletos foi prorrogada para o dia 21 de fevereiro.

#Comunicado 27/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Está aberto o período dos cadastros dos agricultores para serem beneficiados com mudas de cajueiro.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica que está aberto o período dos cadastros dos agricultores e agricultoras para serem beneficiados com mudas de cajueiro.

Os cadastros estão sendo realizadas de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h. Para o cadastramento, é necessário que o agricultor ou a agricultora esteja com o RG e o CPF em mãos.

#Comunicado 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convocação para os responsáveis pelo abastecimento da zona rural da Operação Carro-Pipa.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) convoca os (as) responsáveis pelos pontos de abastecimentos da zona rural (PAs), da Operação Carro-Pipa do Governo Federal, para comparecerem urgentemente na sede da COMPDEC, caso o cartão do (a) responsável esteja quebrado, danificado, não esteja sendo aceito pelo aparelho do carro-pipa ou tenha sido perdido.

A COMPDEC funciona na Secretaria Municipal de Agricultura. O expediente é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

#Comunicado 15/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção agricultores já estão sendo entregues os boletos do Benefício Garantia-Safra 2021/2022

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica aos agricultores e as agricultoras luís-gomenses, que os boletos do Benefício Garantia-Safra 2021/2022 já estão sendo entregues. Para receber o boleto, o agricultor ou a agricultora deverá comparecer na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, com RG e CPF. Os atendimentos ao público são realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h. Lembramos que os boletos vencem no dia 31 deste mês.

#Comunicado 15/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Lançamento do Programa Terra Pronta na comunidade de Lagoa do Mato

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou na última segunda-feira, dia 10 de janeiro, na sede da Associação Quilombola Mãe Nila, na comunidade de Lagoa do Mato, o Programa Terra Pronta, que beneficiará os (as) agricultores (as) luís-gomenses com os cortes de suas terras para plantio.

O evento contou com a participação do Prefeito Carlos Augusto (Tututa); do Secretário Municipal de Agricultura, Júlio Filho; de vereadores e da comunidade em geral.

#Comunicado 07/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Lançamento do Programa Terra Pronta

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, honrosamente convida os/as agricultores (as) e representantes das associações para participarem do lançamento do Programa Terra Pronta, no dia 10 de janeiro, segunda-feira, às 07h, na sede da Associação Quilombola Mãe Nila, na comunidade de Lagoa do Mato. Na oportunidade, serão destinados os tratores para cumprirem o cronograma de corte de terra para os setores do município.

#Comunicado 29/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes, através da COMPDEC, realizou reunião com os responsáveis pelas cisternas da zona rural.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), realizou uma importante reunião, na Câmara Municipal de Vereadores, nesta quarta-feira, dia 29 de dezembro, com as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural, que são abastecidas pela Operação Carro-Pipa (OCP), do Governo Federal, que é executada pelo Exército Brasileiro.

Foram debatidos pontos de grande relevância para a boa execução da operação.

Participaram da reunião o Secretário Executivo da COMPDEC, Júnior Fontes; o responsável pelo Setor Operativo da COMPDEC, Douglas Fonsêca; o Secretário Municipal de Agricultura, Júlio Filho e os vereadores Priscila Fontes, Gesieldo Esmael e Tadeuzinho.

#Comunicado 24/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite reunião às pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), convida todas as pessoas responsáveis pelas cisternas da zona rural, que são abastecidas pela Operação Carro-Pipa (OCP), do Governo Federal, que é executada pelo Exército Brasileiro, para uma importante reunião, que será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, quarta-feira, dia 29 de dezembro, às 8 horas da manhã.

Serão debatidos pontos de grande relevância para a boa execução da operação.

Contamos com a sua presença!

#Comunicado 22/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Equipe do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró esteve realizando um documentário em Luís Gomes RN.

No dia 17, estiveram presentes em Luís Gomes uma equipe do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (CBH-AM) e do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), que vieram fazer entrevistas e imagens sobre as nascentes do rio Apodi-Mossoró, sobre o açude Dona Lulu Pinto e o abastecimento de água do município, para a produção de um documentário.

Participaram das gravações, Júnior Fontes, Coordenador de Abastecimento e Manutenção; Douglas Fonsêca, Chefe de Serviço de Agricultura; Ozeano Paulino, Coordenador de Cultura; Solange Batista, Professora, e José Givaldo (Galego do Relo), Guia Turístico do Relo.

#Comunicado 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inscrições abertas para o Programa Cortes de Terras 2022

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica e convida os agricultores e as agricultoras luís-gomenses para realizarem suas inscrições para o Programa Cortes de Terras 2022. As inscrições serão realizadas de 21 de dezembro a 10 de janeiro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para se inscrever é necessário que o agricultor ou a agricultora esteja com o RG e o CPF em mãos.

A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar tratores, de forma gratuita, para preparar as terras pro plantio da safra de 2022.

#Comunicado 15/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prorrogada a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

A Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), informam aos pecuaristas que foi prorrogada a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

O pecuarista terá até o dia 30 de dezembro para adquirir a vacina e até o dia 15 de janeiro para declarar o rebanho. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para os animais de 0 a 24 meses.

#Comunicado 05/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes realizou o peixamento dos açudes dos sítios Caititu, Arara e Baixio.

A Prefeitura de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (DNOCS), realizou o peixamento dos açudes dos sítios Caititu, Arara e Baixio. Foram distribuídos 1.000 mil alevinos no Baixio, 3.000 mil em Caititu e 5.000 mil na Arara. O objetivo da ação é repor os estoques de peixes dos reservatórios comunitários do município, aumentando a produção pesqueira, mesmo em um período dramático de pandemia, garantir segurança alimentar e renda para os pescadores locais.

#Comunicado 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção pecuarista!

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunicam que a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa se encerra amanhã, dia 30 de novembro e a declaração poderá ser feita até o dia 15 de dezembro.

Nesta segunda etapa somente devem ser vacinados os animais com idade entre 0 a 24 meses, mas todos os animais devem ser declarados. Para fazer a declaração, é necessário que o pecuarista compareça na Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA NÃO PERCA O PRAZO PARA A SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), comunicam que a segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa está sendo realizada de 1° a 30 de novembro e a declaração poderá ser feita até o dia 15 de dezembro.

Nesta segunda etapa serão vacinados somente os animais com idade entre 0 a 24 meses, mas todos os animais devem ser declarados. Para fazer a declaração, é necessário que o pecuarista compareça na Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA COMEÇA DIA 3 DE NOVEMBRO AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA CORTE DE TERRAS 2021

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica e convida os agricultores e as agricultoras Luís-gomenses para realizarem suas inscrições para o Programa Corte de Terras 2021, para áreas de baixas, sujeitas a alagamentos. As inscrições serão realizadas de 3 a 18 de novembro de 2021, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Para se inscrever é necessário que o agricultor ou agricultora esteja com cópia do RG, CPF e comprovante de residência em mãos.

A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar trator, de forma gratuita e imediata, para realizar os cortes de terras, preparando-as para o plantio da safra 2022.

#Comunicado 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Encontro Territorial do Alto Oeste e lançamento do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural.

Foi realizado na manhã de ontem, dia 26 de outubro, em Pau dos Ferros, o Encontro Territorial do Alto Oeste, para lançamento do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural. Participaram do encontro o Chefe de Serviço de Agricultura Douglas Fonsêca, dois representantes da comunidade Lagoa de Pedras e dois representantes da comunidade quilombola Coati/Lagoa do Mato.

O Plano de Juventude e Sucessão Rural é o documento que visa orientar as políticas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nessa temática, e é dividido em cinco eixos temáticos: Terra e Território, Trabalho e Renda, Educação do Campo, Qualidade de Vida, Participação, Comunicação e Democracia.

O evento contou com jovens de toda a região do Alto Oeste, que debateram e opinaram na elaboração do documento.

#Comunicado 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião de Planejamento das Comemorações do dia da Consciência Negra nas Comunidades Quilombolas Coati e Lagoa do Mato.

O secretário de cultura Leandro Oliveira e o coordenador de cultura Ozeano Paulino, atendendo o convite da diretoria da Associação Mãe Nila, participaram de uma reunião para planejamento de uma ação em parceria com a prefeitura através da Secult para o dia da Consciência Negra. A ação ocorrerá nos dias 19 e 20 de novembro com uma vasta programação a ser desenvolvida na comunidade remanescente de quilobola de Coati e Lagoa do Mato.

#Comunicado 07/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes, segue realizando a perfuração de poços nas comunidades rurais.
#Comunicado 07/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Ações integradas de Prevenção ao Evento Adverso

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), informa aos Luís-gomenses que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) envia mensagens sobre alertas de desastres. Para receber as mensagens, cadastre seu celular, enviando um SMS para o número 40199 com o CEP: 59940-000. Você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro. Agora, pelo celular, você receberá alertas da SEDEC.

#Comunicado 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite reunião do Programa de Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Mais Ater).

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Cooperativa Terra Livre e Secretaria do Governo do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), convidam e integrantes de associações e organizações para participarem de uma reunião que visa apresentar o Programa de Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Mais Ater). A reunião acontecerá na sexta-feira, 8 de outubro, às 08h, na Câmara Municipal.

IMPORTANTE: Deverão comparecer apenas 2 (dois) integrantes de cada associação/organização.

#Comunicado 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes, segue realizando a perfuração de poços nas comunidades rurais.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue realizando a perfuração de poços nas comunidades rurais. Nesta quarta-feira, 06, a comunidade atendida foi Lagoa de Pedras, o poço perfurado apresentou boa vasão de água. A iniciativa da gestão municipal tem o objetivo de disponibilizar água de qualidade às comunidades que sofrem com a escassez de água.

#Comunicado 05/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes segue realizando a perfuração de poços no município.

A gestão tem buscado alternativas para garantir à população o acesso à água. "O trabalho não tem parado, batemos em todas as portas procurando soluções para essa demanda tão importante. Desta feita, conseguimos a perfuração de poços tubulares, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

(CODEVASF). É mais um pleito que teve o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira e do Ministro Rogério Marinho", afirmou o prefeito Carlos Augusto.

#Comunicado 25/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA COMUNICAMOS A PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO PROGRAMA GARANTIA-SAFRA 2021/2022.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica que as inscrições para o Programa Garantia-Safra 2021/2022 foram prorrogadas.

Para se inscrever no programa, é necessário que o agricultor esteja com a DAP, a Carteira de Identidade e o CPF em mãos. As inscrições serão realizadas até o dia 30 de setembro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, das 8h às 12h.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

#Comunicado 06/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O prefeito Carlos Augusto esteve no Sítio João Ribeiro acompanhando os serviços de silagem da produção local.
#Comunicado 06/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Luís Gomes: Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

O Coordenador de Abastecimento e Manutenção e também Secretário Executivo da COMPDEC, Júnior Fontes, participou na tarde do dia 1° de setembro, de uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

Na reunião, o município de Luís Gomes, na pessoa de Júnior Fontes, foi empossado como membro suplente do CBH Apodi-Mossoró.

O CBH Apodi-Mossoró é um órgão colegiado com funções deliberativas (toma decisões), normativas (estabelece normas) e consultivas (emite pareceres). É composto pelos poderes públicos federal, estadual e municipal, usuários de águas e sociedade civil. Seu objetivo principal é o de gerenciar as águas na bacia onde atua.

#Comunicado 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes, o Governo do Estado e a SEMARH, realizou a perfuração de um poço na Lagoa do Mato.
#Comunicado 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Luís Gomes: Serviço de reinstalação da bomba do cacimbão que abastece o Sítio Baixas.

Na manhã de hoje, dia 13 de agosto, o Coordenador de Abastecimento e Manutenção, e Secretário Executivo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Júnior Fontes, e o Chefe de Serviço de Agricultura, Douglas Fonsêca, acompanharam o serviço de reinstalação da bomba do cacimbão que abastece o Sítio Baixas. Com a reinstalação da bomba o abastecimento de água será normalizado.

#Comunicado 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Já teve início a declaração do imposto sobre a propriedade territorial rural 2021

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, informa que inicia-se hoje, segunda-feira, 16 de agosto, o período para Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR).

Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar a DITR, menos aquelas que são isentas ou imunes.

As informações e o Programa Gerador da Declaração do ITR no site da Receita Federal, estão disponíveis no link: https://www.gov.br/.../declarar-imposto-sobre-a....

O prazo para declaração termina em 30 de setembro de 2021. Caso o cidadão não entregue a DITR nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura realizará gratuitamente as declarações do ITR 2021. É necessário que o proprietário esteja com a Carteira de Identidade, o CPF e o ITR 2020 em mãos. O atendimento acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

Prefeitura Municipal de Luís Gomes, garantindo mais desenvolvimento para os seus munícipes!

#Comunicado 12/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O prefeito Carlos Augusto esteve no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN)

Na oportunidade, foram solicitados um carro, ensiladeira e GPS para o município. Os equipamentos serão utilizados para melhorar o atendimento das demandas da agricultura local. Na visita ao órgão estadual, o prefeito estava acompanhado pelo secretário de Agricultura, Júlio Filho.

#Comunicado 12/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O secretário de agricultura, Júlio Filho, representando o prefeito Carlos Augusto, participou de reunião no Banco do Nor

O encontro teve como pauta o fortalecendo da parceria com a instituição, ampliação para acesso ao crédito e inclusão de Luís Gomes nas ações da bacia leiteira, em especial no programa de suporte forrageiro.

#Comunicado 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convocação para regularização da Vacinação Contra a Febre Aftosa.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), convoca os criadores municipais para comparecerem à sede da Secretária Municipal de Agricultura a fim de regularizarem a vacinação do rebanho bovino contra a Febre Aftosa. A lista com os nomes dos criadores que deverão ir ao órgão está disponível na sede da secretaria e no link abaixo:

https://drive.google.com/.../11U0GZ6vVUhFDaKkFpxi.../view...

#Comunicado 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Homanagem da Prefeitura de Luís Gomes ao 28 de Julho - Dia do Agricultor.

Nossa gratidão a você que usa a terra para contribuir com a alimentação e o desenvolvimento do nosso município.

#Comunicado 03/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Lançamento do Programa de Microcrédito CredMais

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes (PMLG), em parceira com Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SEDRAF) e a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou o lançamento do Programa de Microcrédito CredMais na manhã deste sábado, 03 de julho, em cerimônia realizada na Câmara Municipal.

Na solenidade, o prefeito Carlos Augusto e o secretário de agricultura, Júlio Filho, entregaram um cheque que simboliza a liberação dos recursos aos beneficiários dos projetos aprovados.

Além de Tututa, estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Rildo Linhares; o secretário de agricultura, Júlio Filho; Alexandre de Oliveira Lima, secretário de estado do desenvolvimento rural e da agricultura familiar; vereadores, lideranças locais e os contemplados com a ação.

#Comunicado 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes deu Continuidade ao Programa Mais Forragem no Bairro Sol Nascente

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes em parceria com a Emater-RN, através da Secretaria Municipal de Agricultura, segue dando continuidade no Programa Mais Forragem, a ação contempla criadores, agricultoras e agricultores luís-gomenses com a disponibilização de máquina ensiladeira para silagem das forragens produzidas, oferecendo assim um apoio essencial ao homem do campo na produção e armazenamento de alimentação para os animais. Na manhã de ontem, 16, o prefeito Carlos Augusto, Tututa, acompanhou a ação no Bairro Sol Nascente. Além do gestor municipal, estiveram presentes o secretário de agricultura Júlio de Oliveira filho, Marcelo Maurício, o coordenador de transportes, o coordenador de comunicação, Erivaldo Silva, e Douglas Fonseca, chefe de serviço de agricultura.

#Comunicado 01/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Começou a Primeira Etapa da Vacinação de Bovinos e Bubalinos Contra a Febre Aftosa

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), comunica que a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa acontecerá de 1° a 30 de junho e a declaração pode ser feita até o dia 15 de julho.

Nessa primeira etapa todo o rebanho deve ser vacinado. O pecuarista deve comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, com a nota fiscal da vacina, para fazer a declaração. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Proteja seu rebanho contra a febre aftosa!

Vacine e declare!

#Comunicado 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O Prefeito Tututa Teve Acesso ao Balanço da Operação Vertente em Reunião com o Secretário de Agricultura.

O prefeito Carlos Augusto, Tututa, e o secretário de agricultura, Júlio Filho, estiveram reunidos com a equipe da Defesa Civil Estadual nessa terça-feira, 25. Na oportunidade, Tututa teve acesso ao balanço da Operação Vertente do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, ação que realizada para abastecimento do município. De acordo com o documento, de fevereiro a abril foram investidos R$ 99.837,24, totalizando 225 viagens e 415 abastecimentos.

#Comunicado 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Homenagem ao dia do Trabalhador Rural

Trabalhador rural, sua dedicação ajuda a gerar desenvolvimento no campo e na cidade.

25 de maio - Dia do Trabalhador rural

#Comunicado 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O Programa RN +Água visitou às localidades que serão beneficiadas com a iniciativa, veja a matéria.

O prefeito Carlos Augusto, Tututa, e o vice-prefeito, Rildo Linhares, acompanharam a equipe do Programa RN +Água nas visitas às localidades que serão beneficiadas com a iniciativa. O programa engloba ações que têm o objetivo de possibilitar o acesso à água, priorizando o consumo humano, promovendo ganhos sociais e econômicos às populações das zonas rurais. Na visita de hoje, a equipe realizou cadastro das localidades que serão contempladas com a perfuração de poços artesianos.

#Agricultura 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Parceria entre Secretaria de Agricultura de Luís Gomes e DNOCS garante peixamento de açudes no município

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), através da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou o Programa Peixes nos Açudes, Peixes para o Povo! na manhã desta terça-feira, 18 de maio. Foram distribuídos alevinos da espécie Tilápia para ser feito o peixamento nos açudes do município. Com a ação, o município terá mais peixes em seus mananciais, incentivando a pesca como fonte de alimentação e geração de renda, garantindo mais desenvolvimento para o município.

#Comunicado 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes implantou no município o Programa Peixes nos Açudes, Peixes para o Povo!

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), através da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou o Programa Peixes nos Açudes, Peixes para o Povo! na manhã desta terça-feira, 18 de maio. Foram distribuídos alevinos da espécie Tilápia para ser feito o peixamento nos açudes do município. Com a ação, o município terá mais peixes em seus mananciais, incentivando a pesca como fonte de alimentação e geração de renda, garantindo mais desenvolvimento para o município.

#Comunicado 17/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes está realizando o Programa Peixes nos Açudes, Peixes para o Povo!

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizará o Programa Peixes nos Açudes, Peixes para o Povo!

Será feito o peixamento nos açudes do município com alevinos da espécie Tilápia. Com essa ação, o município terá mais peixes em seus açudes, incentivando a pesca como fonte de alimentação e renda, garantindo mais desenvolvimento para o município.

#Comunicado 06/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A prefeitura de Luís Gomes recebeu mais 12 mil raquetes de Palma Forrageira Para dar continuidade ao Programa Mais Forragem
#Comunicado 05/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria de Agricultura, dará continuidade ao Programa Mais Forragem.

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, dará continuidade ao Programa Mais Forragem. O Programa contemplará criadores, agricultoras e agricultores luís-gomenses, distribuindo raquetes de Palma Forrageira para plantio.

O cadastramento no programa será realizado de 06 a 10 de maio, na Secretaria Municipal de Agricultura, das 08 às 12 horas. Para realizar o cadastro, os interessados devem estar com CPF e Identidade em mãos. A entrega das raquetes acontecerá na terça-feira, 11 de maio, a partir das 08 horas da manhã, na CIBRAZEM.

#Comunicado 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Comunicado sobre abastecimento de água em Luís Gomes

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), comunica que:

1 - A Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio Grande do Norte (CAERN), considerando a quantidade de água que o Açude Dona Lulu Pinto contém atualmente, reativou o abastecimento do município;

2 - Com a reativação do abastecimento pela CAERN, a Operação Vertente III, que abastecia a zona urbana, foi encerrada no dia 30 de abril.

#Comunicado 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Lançamento do Programa Mais Forragem

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou ontem, 22 de abril, o Programa Mais Forragem. A ação tem o objetivo de garantir a produção de forragem em âmbito municipal. O programa contempla criadores, agricultoras e agricultores luís-gomenses, com a distribuição de raquetes de palma forrageira. Além desse programa, a gestão municipal já havia realizado o Programa Corte de Terras e também distribuído sementes de milho e sorgo, ações que contribuem para o desenvolvimento da agricultura local. Além de participar do lançamento do Programa Mais Forragem, o prefeito Carlos Augusto, acompanhado pelo secretário de agricultura, Júlio Filho, e vereadores, visitou algumas das localidades que foram beneficiadas pelos programas realizados pela Prefeitura Municipal.

#Comunicado 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Vídeo Lançamento do Programa Mais Forragem

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou nesta quinta-feira, 22 de abril, o Programa Mais Forragem. A ação tem o objetivo de garantir a produção de forragem em âmbito municipal. O programa contempla criadores, agricultoras e agricultores luís-gomenses, com a distribuição de raquetes de palma forrageira. Além desse programa, a gestão municipal já havia realizado o Programa Corte de Terras e também distribuído sementes de milho e sorgo, ações que contribuem para o desenvolvimento da agricultura local. Além de participar do lançamento do Programa Mais Forragem, o prefeito Carlos Augusto, acompanhado pelo secretário de agricultura, Júlio Filho, e vereadores, visitou algumas das localidades que foram beneficiadas pelos programas realizados pela Prefeitura Municipal.

#Comunicado 16/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção agricultores Luís-gomenses, quinta-feira 22 de abril acontecerá a entrega de raquetes de palma forrageira A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura lançará o Programa Mais Forragem
#Comunicado 16/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Programa Mais Forragem Programa Mais Forragem contemplará criadores e agricultores luís-gomenses
#Comunicado 05/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A COMPDEC informa o retorno da Operação Carro-Pipa Federal para o abastecimento da zona rural de Luís Gomes

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), comunica que a Operação Carro-Pipa Federal, executada pelo Exército Brasileiro, retorna hoje, dia 05 de abril, o abastecimento da zona rural.

#Agricultura 03/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Domingo 5 de janeiro será a abertura do cadastramento de agricultores no Programa Corte de Terras 2020. A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciará, excepcionalmente, no domingo, 05 de janeiro, o cadastramento de agricultores no Programa Corte de Terras 2020. As inscrições poderão ser realizadas na Secretaria Municipal de Agricultura, das 07h às 13h (no domingo), e de segunda a sexta, das 07h às 11h, e das 13h às 17h. Para efetuar a inscrição, o agricultor deverá estar portando o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O corte de terras é mais uma ação de apoio ao homem do campo realizada pela gestão Governo de Todos, que disponibilizará as máquinas para realizarem a aragem do solo de forma gratuita aos pequenos produtores, garantido dessa forma o desenvolvimento da agricultura local.
#Agricultura 07/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião da prefeita Mariana Fernandes com o gestor regional EMATER-RN A prefeita Mariana Fernandes participou de reunião com o gestor regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), Adgerson Queiroz. A reunião aconteceu na sede da prefeitura na terça-feira, 05, e teve o intuito de traçar algumas ações que serão desenvolvidas no município como a realização de um dia de campo com atividades voltadas para os agricultores, a entrega da palma forrageira para os inscritos no Programa de Produção e Conservação de Forragem e o Projeto da Cajucultura realizado pelo município.
O coordenador municipal de agricultura, Júnior, também esteve presente no encontro.
#Agricultura 24/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Estão abertas as inscrições para o Programa Garantia Safra 2019/2020 A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, a Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER informam aos agricultores e agricultoras do município que as inscrições para o Programa Garantia Safra 2019/2020 foram iniciadas na última segunda-feira e seguem até 14 de novembro.

Documentação necessária para fazer a inscrição:
Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP (a DAP precisa estar validada);
Cadastro de Pessoa Física (CPF) e RG.
Caso o agricultor ou agricultora esteja com a DAP vencida ou prestes a vencer, procurar a Secretaria Municipal de Agricultura ou escritório da EMATER local.

Já foram atendidas as comunidades Lagoa do Mato, Coati, Lagoinha, Barra, Baixas, Lagoa de Pedra, João Ribeiro, Mirador, Pitombeira, Caetitu, Cirino, Tigre de Baixo, Tigre de Cima, Arara, Monte Alegre e Barro Vermelho.

Cronograma de inscrições:
Sexta-feira, 25 - 08h às 17h
Comunidades: São Bernardo, Serrinha, Alto dos Pires, Alto do Cruzeiro, Alto do Tambor e Sítio Oliveira.
Local: Antigo grupo escolar de São Bernardo.

Segunda-Feira, 28 - 08h às 17h
Comunidades: Alto dos Cândidos, Carneiros, Baixa Verde e Alto dos Gamelas.
Local: Quadra de Esportes do Alto dos Cândidos.

Terça-Feira, 29 - 08h às 17h
Comunidades: Baixio, Japão e Placas.
LOCAL: Posto de Saúde.

Do dia 30/10 ao dia 14/11 - 08h às 17h
Comunidades: Cidade, Sítio Pá, Cajueiro, Amâncio, Alívio, Caixão e Boqueirão.
Local: Secretaria Municipal de Agricultura.
#Agricultura 11/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inscrições abertas a parti do 14 para o recebimento da palma forrageira A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica que as inscrições para recebimento da palma forrageira serão abertas na segunda-feira, 14 de outubro. A distribuição faz parte do Programa de Produção e Conservação de Forragem do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Serão distribuídos 2 milhões de raquetes de palma, oriundas da EMPARN. As variedades distribuídas serão orelha de elefante, miúda ou doce e ipa sertania. Cada produtor receberá 900 raquetes de palma semente, sendo 300 raquetes de cada variedade.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura, de 14 a 17 de Outubro, das 07h às 11h e das 13h às 17h.
Documentos necessários:
RG;
CPF;
ITR/INCRA ou CAR;
Declaração de vacinação do rebanho.
#Agricultura 26/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em Umarizal/RN O vice-prefeito e secretário de agricultura, Luciano Pinheiro, está participando da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em Umarizal/RN. Com o tema "Estruturação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte", A conferência tem como objetivo propor uma discussão sobre a situação da segurança alimentar. O vice-prefeito participa do evento acompanhado por Alberto Júnior, coordenador de Agricultura do município.
#Agricultura 23/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção todos que solicitaram a emissão da segunda e terceira via da identidade a entrega já está acontecendo
#Agricultura 14/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Vice Prefeito e secretário de agricultura Luciano Pinheiro esteve em Natal em reunião IGARN No dia 12 de setembro, o Vice Prefeito e secretário de agricultura, Luciano Pinheiro, esteve em Natal onde foi recebido no IGARN(Instituto de Gestão de Águas) pela diretora jurídica, Dra. Jelisse Vieira, e pelo técnico do setor de segurança de barragens, Eduardo. Na reunião foi discutida ações do órgão para o nosso município, ainda neste ano, como o cadastro e vistoria dos açudes e pequenos barreiros, gerando com isso o documento de outorga, que é a regularização de cada um deles.
Outro assunto debatido foi o IGARN Itinerante, com fim de cadastrar e legalizar os poços artesianos já perfurados por quem teve condições de fazer nos últimos anos. Inclusive, nessa ocasião, através do Programa Água Nossa, fazer um trabalho educativo com estudantes, professores e agricultores sobre o uso correto da água.
#Agricultura 26/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O mutirão dos documentos ocorrerá nesta terça-feira, 27 de agosto, a partir das 08h, na Escola Municipal Professor Dubas
#Agricultura 22/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Mutirão para emissão de carteira de identidade (RG) e do comprovante de pessoa física (CPF) dia 27 de agosto em Luís Gom Mutirão para emissão de carteira de identidade (RG) e do comprovante de pessoa física (CPF) dia 27 de agosto em Luís Gomes
#Agricultura 21/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Recadastramento dos bancos de sementes de Luís Gomes/RN A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), dará início ao recadastramento dos bancos de sementes de Luís Gomes/RN, com o objetivo de inserir ao cadastro agricultores e agricultoras que não estão inscritos na lista oficial de beneficiários. Na ocasião, também será realizado o preenchimento do mapeamento da produção agrícola 2019, com o objetivo de atualizar as informações relacionadas às atividades dos agricultores e agricultoras do município. Será feito também um levantamento para saber quantas mulheres agricultoras não possuem documento de identidade e CPF ou precisam renová-los, tendo em vista o mutirão para emissão dos documentos de identidade, que ocorrerá no município, no dia 27 de agosto, a partir das 07h, na Escola Municipal Professor Dubas. Os agricultores do município devem comparecer, levando cópias de identidade, CPF e comprovante de residência (papel de água ou luz).

Banco de sementes do Boqueirão, Caixão, Pá, Alívio, Cajueiro, Amâncio e Cidade
Dias 22, 23,26 e 28 de Agosto
Horário: Das 08h às 11h e das 13h às 17h
Local: Museu Escravo Jacó - Av. Senhora Sant'Ana

Banco de sementes do Baixio e Japão
Data: 22 de Agosto
Horário: 13h às 17h
Local: Capela de Nossa Senhora Aparecida

Banco de sementes da Lagoa de Pedras, João Ribeiro e Mirador
Data: 24 de Agosto
Horário: 08h às 11h e das 13h às 17h
Local: Escola Municipal "Rafael Gomes de Lima"

Banco de sementes da Lagoa do Mato, Coati, Lagoinha, Barra e Baixas
Data: 24 de Agosto
Horário: 08h às 11h e 13h às 17h.
Local: Prédio da Associação "Mãe Nila"

Banco de sementes da Vila São Bernardo, Serrinha, Alto dos Pires, Sítio Oliveira e Alto do Tabor
Data: 23 de Agosto
Horário: 08h às 11h e das 13h às 17h
Local: Antigo Grupo Escolar

Banco de sementes da Arara, Monte Alegre e Barro Vermelho
Data: 26 de Agosto
Horário: 08h às 11h e das 13h às 17h
Local: Capela de Nossa Senhora das Dores

Banco de sementes Pitombeira, Caetitu, Sirino, Tigre de Baixo e Tigre de Cima
Dia: 26 de Agosto
Horário: 08h às 11h e das 13h às 17h
Local: Escola Municipal Ozório Bezerra

Banco de sementes do Alto dos Cândidos, Baixa Verde e Carneiros
Dia: 28 de Agosto
Horário: 08h às 11h e das 13h às 17h
Local: Quadra Poliesportiva
#Agricultura 07/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Mapeamento da produção agrícola de Luís Gomes – 2019 A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, dará início ao mapeamento da produção agrícola de Luís Gomes - 2019, como o objetivo de conhecer e capacitar o agricultor para que ele possa comercializar os seus produtos com a Administração Pública.
Os agricultores e as agricultoras do município ficam convidados para participarem de reunião que acontecerá nos locais e horários marcados.
Sexta-feira, 09 de agosto | 14h00
Comunidades: Lagoa do Mato, Coati e Lagoinha
Local: Sede da Associação Mãe Nila

Sábado, 10 de agosto | 07h00
Comunidades: Lagoa de Pedra, Santo Antônio, Mirador e João Ribeiro
Local: Igreja Evangélica Jardim Gramacho

Hora: 10h00
Comunidades: Baixas, Barra e Gameleira
Local: Escola Municipal Padre Osvaldo

Hora: 14h00
Comunidade: Arara
Local: Escola Municipal Maria Umbelina
#Agricultura 24/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião com os agricultores sobre como vender seus produtos no município A Secretaria Municipal de Agricultura, sob a orientação da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), convida todos os agricultores do município para participarem de uma reunião cujo objetivo é orientar os agricultores acerca de como vender seus produtos para a alimentação escolar do município. A reunião será realizada no dia 1º de agosto, às 08h, na Câmara Municipal de Luís Gomes.
#Agricultura 19/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Programa de Capacitação Continuada (PDC) O Programa de Capacitação Continuada (PDC), desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte (COPDEC), realizou encontro na última terça-feira, 16, em Portalegre/RN.
Facilitado pelo senhor Jorimar Gomes, do Departamento de Prevenção e Preparação (DPP), foram realizados dois módulos: Noções básicas e operacionalização das COMPDEC’S e Plataforma S2ID.
A COMPDEC do município de Luís Gomes foi representada na reunião pelos senhores Alberto Júnior (coordenador); Edvailson Soares (setor operativo); e o engenheiro civil, Gielson Júnior (setor técnico).
#Agricultura 12/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Técnico da EMATER ficará à disposição do município de Luís Gomes. A prefeita Mariana Fernandes e o vice-prefeito, Luciano Pinheiro, recepcionaram o diretor regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), Adgerson Queiroz, que veio apresentar o novo técnico, Carlos, que ficará à disposição do município.
Na visita, foi reafirmada a parceria entre o município e a EMATER/RN.
#Agricultura 10/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite reunião para os comerciantes de carnes A Prefeitura Municipal de Luís Gomes e a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN, convidam os marchantes, proprietários de frigoríficos e outros que trabalham com o comércio de carnes no município para participarem de uma reunião, que tem como objetivo a conscientização acerca das leis vigentes voltadas ao assunto e, ainda, discutir sobre as novas regras no abate de bovinos, suínos, funcionamento do Abatedouro Municipal e Mercado do Produtor Rural (Açougue Público). A reunião acontecerá na próxima terça-feira, 14 de maio, a partir das 14h, no Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes.
#Agricultura 16/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Entrega de kits de modernização das centrais do Programa Compra Direta A prefeita Mariana Fernandes, o vice-prefeito e secretário agricultura, Luciano Pinheiro, os coordenadores de abastecimento e de apoio ao agricultor, Edvailson Soares e Esaú Alex, estiveram ontem, 15 de abril, em Apodi, no ato de entrega de kits de modernização das centrais do Programa Compra Direta, que foi realizado pelo do Governo do Estado.
O evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra; do Diretor Geral da EMATER, Cezar Oliveira; de secretários de estado, deputados, presidentes de sindicatos, prefeitos, vices, secretários municipais e vereadores de dezenas de municípios do Alto e Médio Oeste Potiguar.
#Agricultura 28/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Entrega de duas mil mudas de cajueiro anão BRS226 A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na manhã de hoje, 28 de março, a entrega de duas mil mudas de cajueiro anão BRS226 para os agricultores que estavam cadastrados para o recebimento.
A cerimônia foi realizada no Cine Clube Tintin e contou com a presença do agrônomo Antônio Tertulino, responsável pela produção das mudas, que também deu amplas explicações sobre o plantio e outros tratos culturais.
O evento contou também com a presença da prefeita Mariana Fernandes, do Secretário Municipal de Agricultura e vice-prefeito, Luciano Pinheiro; dos Coordenadores da Secretaria Municipal de Agricultura; de Vereadores e Secretários Municipais e os agricultores locais.
#Agricultura 19/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Aberto o cadastro para recebimento das mudas de cajueiro anão-precoce BRS 226 A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, informa aos pequenos agricultores e agricultoras do município, que o cadastro para recebimento das mudas de cajueiro anão-precoce BRS 226, está acontecendo na Secretaria Municipal de Agricultura, das 07h30min às 13 horas, até sexta-feira, dia 22 de março. São necessárias as cópias de RG, CPF, comprovante de residência (papel de água ou luz) e cópia do INCRA ou ITR para formalizar o cadastro.
Agradecemos,
Luciano Pinheiro de Almeida
Secretário Municipal de Agricultura
#Agricultura 12/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião para os presidentes e presidentas dos bancos de sementes A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, convoca os presidentes e presidentas dos bancos de sementes do município, para uma reunião que acontecerá hoje, terça-feira, 12 de março, às 09h00min, na Secretária Municipal de Agricultura, para alguns esclarecimentos com relação ao processo de entrega de sementes 2019.
Agradece,
Luciano Pinheiro de Almeida
Secretário Municipal de Agricultura
#Agricultura 11/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Cadastro para a entrega das mudas de cajueiro do ano de 2019 A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, informa que iniciará o cadastro para a entrega das mudas de cajueiro do ano de 2019. O cadastro será feito na terça-feira, 12 de março, na Secretaria de Agricultura, e os agricultores que desejarem receber as mudas, devem comparecer munidos de CPF, RG, comprovante de residência e ITR (INCRA). O horário de atendimento será das 07h00 às 13h00.
#Agricultura 21/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O município de Luís Gomes ganha o primeiro pluviômetro automático O município de Luís Gomes teve instalado ontem, 21 de fevereiro, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), seu primeiro pluviômetro automático. Alguns outros municípios do Alto Oeste e de outras regiões, num total de cem, foram beneficiados.
A Administração Municipal, com acompanhamento do vice-prefeito e Secretário Municipal de Agricultura, também presidente do Conselho Municipal de Protecão e Defesa Civil (COMPDEC), Luciano Pinheiro, esteve durante todo o processo de instalação, inclusive indicando o local, na Escola de Inclusão Digital, ao lado da Escola Municipal Professor Dubas.
Os tele-pluviômetros e mais vinte e três estações, compostas de equipamentos e softwares, custaram R$ 5,5 milhões e foram financiados pelo Banco Mundial, com objetivo de melhorar na previsão do tempo e no monitoramento de chuvas no estado.
#Agricultura 14/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Campanha de Regularização da Vacina Contra a Febre Aftosa para os produtores inadimplentes A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, atendendo ao pedido da Regional do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte - IDIARN, comunica que fará uma Campanha de Regularização da Vacina Contra a Febre Aftosa para os produtores inadimplentes.
A lista com os nomes dos produtores encontra-se disponível na Secretaria Municipal de Agricultura, assim sendo, pedimos o comparecimento dos mesmos para a regularização das pendências.
Data: 19 de fevereiro de 2019 (Terça-feira)
Horário: 08h00min.
Local: Secretaria Municipal de Agricultura
Atenciosamente,
Luciano Pinheiro de Almeida
Secretário de Agricultura
#Agricultura 06/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Acontecerá nesta quinta-feira (7), a segunda etapa de distribuição dos filtros de polipropileno A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), comunica que iniciará a segunda etapa de distribuição dos filtros de polipropileno para a população da zona rural, beneficiária da Operação Carro-Pipa, na próxima quinta-feira (07/Fevereiro).
10h00min - Setor 1 | Vila São Bernardo (Prédio da Associação Grupo Mutirão)
25 Filtros
Comunidades beneficiadas: Vila São Bernardo, Alto do Cruzeiro, Alto dos Pires, Oliveira e Serrinha.
14h00min - Setor 3 | Lagoa de Pedra (Escola Rafael Gomes de Lima)
15 Filtros
Comunidades beneficiadas: Lagoa de Pedra, Miradouro, João Ribeiro e Baixas.
16h00min - Setor 4 |Lagoa do Mato (Prédio da Associação Mãe Nila)
20 Filtros
Comunidades beneficiadas: Lagoa do Mato, Coati, Lagoinha, Barra e Gameleira.
Lembrando que só será permitida a entrega de 1 filtro por residência e cada setor ter uma quantidade de filtros a serem distribuídos. Para receber o filtro, é necessária a apresentação da Carteira de Identidade e do CPF.
Informamos que a distribuição será feita por ordem de chegada e que 30 minutos antes do horário marcado para o início da distribuição, serão entregues as fichas de acordo com a quantidade determinada de filtros.
Atenciosamente,
Luciano Pinheiro de Almeida
Secretário de Agricultura
Port. n° 019/2019 - GP
#Agricultura 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Cancelada a entrega dos filtros de polipropileno 2ª etapa A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Luís Gomes (COMPDEC) comunica que está cancelada as entregas dos filtros de polipropileno que aconteceriam nesta sexta-feira e sábado (01 e 02 de fevereiro), em virtude das posses dos novos secretários.
Aproveitamos para informar que assim que for possível, serão divulgadas as novas datas.
Agradecemos a compreensão de todos!
#Agricultura 28/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura Municipal de Luís Gomes e a COMPDEC realizará a segunda etapa de distribuição de filtros de polipropileno
#Agricultura 28/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 31 de janeiro é último dia para o pagamento do boletos do Programa Garantia-Safra 2018/2019 A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes relembra aos agricultores luís-gomenses que os boletos do Programa Garantia-Safra 2018/2019 continuam disponíveis para retirada. O período de entrega se encerra nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro, data do vencimento dos boletos.
Para receber o boleto é necessário que o agricultor compareça à Secretaria Municipal de Agricultura, das 07 às 13 horas, portando a carteira de identidade e o CPF.
É necessário que o agricultor compareça o mais rápido possível para pegar o seu boleto, antes do vencimento.
Informamos também que os boletos só serão entregues aos titulares.
#Agricultura 24/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeita Mariana Fernandes e comitiva visita áreas beneficiadas com o Programa Corte de Terras 2019. A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou na última sexta-feira, 18 de janeiro, o Programa Corte de Terras 2019.
A ação desenvolvida pela administração municipal beneficiará os agricultores locais com o corte e preparação da terra para o plantio, 3 tratores estão realizando o corte, beneficiando mais de 150 agricultores com o programa.
Já foi realizado o corte de terras nas comunidades de Pitombeira, Caititu, Monte Alegre, Imbé e Arara. A prefeita Mariana Fernandes acompanhou os trabalhos de corte ao lado do vice-prefeito Luciano Pinheiro e dos vereadores Cizinho, Marta de Brito e Tututa.
O cronograma com as demais localidades que receberão a visita dos tratores será divulgado em breve.
#Agricultura 24/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inicio do Programa Corte de Terras 2019 A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, o Programa Corte de Terras 2019.
Essa ação beneficiará mais de 150 agricultores luís-gomenses, através do preparo de suas terras para o plantio.
Aproveitamos para informar que serão três tratores realizando os cortes, iniciando por Arara, Pitombeira, Caititu e Baixio. Logo após, seguiremos nas demais regiões.
#Agricultura 19/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Boletos do Programa Garantia-Safra 2018/2019 já estão disponíveis para retirada confira o prazo A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes comunica aos agricultores luís-gomenses que os boletos do Programa Garantia-Safra 2018/2019 já estão disponíveis para retirada. O período de entrega será de 21 a 31 de janeiro.
Para receber o boleto é necessário que o agricultor compareça à Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, portando a carteira de identidade e o CPF.
Informamos também que a data de vencimento dos boletos é o dia 31 de janeiro de 2019, portanto é necessário que o agricultor compareça o mais rápido possível para pegar o seu boleto.
Informamos também que os boletos só serão entregues aos titulares.
#Agricultura 31/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Continuação da distribuição de filtros A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) comunica que continuará a distribuição de filtros de polipropileno para a população da zona rural, beneficiária da Operação Carro-Pipa.
Só será permitida a entrega de um filtro por residência e cada setor terá uma quantidade de filtros a serem distribuídos. Para receber o filtro, é necessária a apresentação da Carteira de Identidade e do CPF.
Informamos que a distribuição será feita por ordem de chegada e que 30 minutos antes do horário marcado para o início da distribuição, serão entregues as fichas de acordo com a quantidade determinada de filtros.
#Agricultura 31/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeita Mariana Fernandes deseja votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo Um 2019 de muita fé, esperança e conquistas. Através de um esforço contínuo, trabalho e compromisso com o nosso município, vamos fazer de 2019 um ano repleto de realizações. São os votos da prefeita Mariana Fernandes, em nome de todos que fazem a gestão Governo de Todos. Feliz Ano Novo!
#Agricultura 26/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Relembramos que as inscrições para o corte de terra 2019 tiveram inicio no dia 20 de dezembro A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura relembra a todos que as inscrições para o corte de terra 2019, tiveram início no dia 20 de dezembro e seguem abertas até o dia 25 de janeiro.
A ação é voltada para os agricultores que queiram preparar a terra para plantio.
Os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, para proceder a inscrição.
É necessário que o agricultor esteja portando o CPF e informe o tamanho da área a ser trabalhada.
O corte de terra será ofertado gratuitamente a todos os agricultores cadastrados.
#Agricultura 18/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Cancelada a entrega dos filtros A Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) comunica que por motivo justo, o cronograma de entrega dos filtros de polipropileno está cancelado a partir de hoje, 18 de dezembro.
Novas datas serão definidas e divulgadas.
Agradecemos a compreensão de todos.
#Agricultura 12/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes e a Secretaria Municipal de Agricultura abrem inscrições para o corte de terra 2019 A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura comunica que iniciará as inscrições para o corte de terra 2019, a partir do dia 20 de dezembro.
A ação é voltada para os agricultores que queiram preparar a terra para plantio.
Os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, para proceder a inscrição.
É necessário que o agricultor esteja portando o CPF e informe o tamanho da área a ser trabalhada.
O período de inscrições será de 20 de dezembro a 25 janeiro.
O corte de terra será ofertado gratuitamente a todos os agricultores cadastrados.
#Agricultura 12/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Sexta-feira 14 de dezembro é o dia do mutirão para regularização do rebanho dos pecuaristas luís-gomenses A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte) realizarão nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, a partir das 08 horas da manhã, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, um mutirão para regularização do rebanho dos pecuaristas luís-gomenses que estejam com alguma pendência junto ao IDIARN, bem como esclarecer quaisquer dúvidas.
Contamos com a sua presença!
#Agricultura 08/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes, através da (COMPDEC) iniciará a distribuição de filtros dia 17 de dezembro A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) comunica que iniciará a distribuição de filtros de polipropileno para a população da zona rural, beneficiária da Operação Carro-Pipa.
Só será permitida a entrega de um filtro por residência e cada setor terá uma quantidade de filtros a serem distribuídos. Para receber o filtro, é necessária a apresentação da Carteira de Identidade e do CPF.
Informamos que a distribuição será feita por ordem de chegada e que 30 minutos antes do horário marcado para o início da distribuição, serão entregues as fichas de acordo com a quantidade determinada de filtros.
#Agricultura 05/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 15 de dezembro é o enceramento para declaração da segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa Atenção pecuarista!
Não perca o prazo!
Se encerra no dia 15 deste mês o prazo para declaração da segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa de bovinos e bubalinos.
Os pecuaristas devem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura para declarar a vacinação.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 07 às 13 horas.
Para a realização da declaração é necessária a apresentação da nota fiscal da vacina.
Vamos manter o RN território livre da Febre Aftosa!
#Agricultura 04/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Terá início no dia 10-12-2018 em Luís Gomes a distribuição de filtros de polipropileno A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) comunica que iniciará a distribuição de filtros de polipropileno para a população da zona rural, beneficiária da Operação Carro-Pipa.
Só será permitida a entrega de um filtro por residência e cada setor terá uma quantidade de filtros a serem distribuídos. Para receber o filtro, é necessária a apresentação da Carteira de Identidade e do CPF.
Informamos que a distribuição será feita por ordem de chegada e que 30 minutos antes do horário marcado para o início da distribuição, serão entregues as fichas de acordo com a quantidade determinada de filtros.
#Agricultura 23/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Em Luís Gomes as inscrições continuam abertas para o Programa Garantia-Safra 2018/2019 até o dia 14 de dezembro A Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER comunicam que as inscrições para o Programa Garantia-Safra 2018/2019 seguem abertas até o dia 14 de dezembro.
Na Secretaria Municipal de Agricultura as inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas.
No Escritório local da EMATER as inscrições estão sendo realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 07 às 13 horas.
O Programa Garantia-Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca e/ou algodão.
Para se inscrever no programa é necessário que o agricultor esteja com a DAP válida até o dia 01 de fevereiro de 2019 e apresente cópia dos seguintes documentos:
• DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf);
• CPF e Identidade do primeiro titular da DAP;
• Comprovante de residência;
• ITR ou Escritura Pública;
• Contrato de parceria rural (se não for o titular do ITR ou Escritura Pública).
Caso o agricultor esteja com a DAP vencida ou prestes a se vencer é necessário comparecer ao escritório local da EMATER para proceder a renovação da mesma.
#Agricultura 05/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inscrições do Programa Garantia-Safra 2018/2019 A Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER/RN realizaram de 23 a 31 de outubro as inscrições do Programa Garantia-Safra 2018/2019.
As inscrições foram divididas por setores, de modo a contemplar toda a zona rural do município.
O Garantia-Safra (GS) é uma ação da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para o agricultor que tenha, comprovadamente, perca de safra, em caso de estiagem ou excesso hídrico.
#Agricultura 01/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção pecuarista luís-gomense! Hoje, dia 1º de novembro, se inicia a segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa de bovinos e bubalinos. A campanha se estende até o dia 30 deste mês. Só serão vacinados os animais de 0 a 24 meses e a partir dos dois anos os animais devem ser declarados.
Os pecuaristas devem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura para declarar a vacinação.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 07 às 13 horas.
O prazo para declaração se encerra no dia 15 de dezembro.
Todos contra a Febre Aftosa!
Vacine e declare.
#Agricultura 24/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Início do Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar Iniciado no dia 15 de outubro, o Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar está incrementando a alimentação dos alunos das escolas municipais e estaduais de Luís Gomes, bem como do CRAS.
São 10 instituições recebedoras que estão sendo beneficiadas com tomate, coentro, abóbora, batata-doce e etc.
O Programa é realizado através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER) e da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura.
#Agricultura 17/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Homenagem da prefeitura de Luís Gomes aos agricultores O Dia da Agricultura é comemorado anualmente em 17 de outubro.
Esta data celebra uma das atividades mais antigas da humanidade: a "arte" de cultivar a terra, retirando dos campos alimentos essenciais para a subsistência e manutenção da economia mundial.
O agricultor é o profissional que trabalha com a agricultura.
A agricultura é motivo de homenagem em outras datas ao longo do ano, como em 20 de março, considerado o Dia Mundial da Agricultura.
No Brasil, a agricultura é umas das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção.
#Agricultura 16/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Bate-papo com os Agentes da Secretaria de Agricultura na Rádio Mandacarú FM Amanhã, 17 de outubro, tem bate-papo com o Secretário Municipal de Agricultura, Raimundo Nonato, o Coordenador Municipal de Agricultura, Júnior Fontes e o Técnico Local da EMATER/RN, Francisco Fabrício na Rádio Mandacaru FM 104,9, no programa Alta Frequência, a partir das 10 horas da manhã, para tratar sobre o cronograma das inscrições do Programa Garantia-Safra 2018/2019.
Acompanhe através do seu rádio, sintonizando a FM 104,9, ou no site www.radiomandacarufm.com.br, ou ainda nos aplicativos TuneIn e RadiosNet.
Fique ligado!
#Agricultura 11/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Cronograma das inscrições do Programa Garantia-Safra 2018/2019 A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a EMATER/RN, comunicam que se inicia no dia 23 de outubro o cronograma das inscrições do Programa Garantia-Safra 2018/2019.
Salientamos que é obrigatório o comparecimento do agricultor para realização da inscrição e que os documentos necessários serão os seguintes (originais e xerox):
- DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF);
- CPF e Identidade do primeiro titular da DAP;
- Comprovante de residência;
- ITR ou escritura pública;
- Contrato de parceria (se não for o titular do ITR ou escritura pública).
Informamos que as inscrições só serão realizadas mediante entrega de toda a documentação necessária.
#Agricultura 24/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Não perca o prazo para declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2018! Atenção!
A Secretaria Municipal de Agricultura relembra que os proprietários de imóveis rurais de todo o Brasil tem até sexta-feira, dia 28 de setembro para apresentar a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
O ITR é um tributo federal cobrado anualmente das propriedades rurais, que precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.
Quem declarar o ITR fora do prazo pagará multa de 1% ao mês, calculada sobre o imposto devido e considerando uma parcela mínima de cinquenta reais. O pagamento será feito em até quatro parcelas, mas, se o valor devido for menor que cem reais, a quitação é por cota única.
#Agricultura 20/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Projeto Plantadores de Água O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), deu início ontem, 18 de setembro, ao Projeto Plantadores de Água. Uma oficina foi realizada na Escola Estadual Mariana Cavalcante com a apresentação do diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.
O projeto de monitoramento e recuperação de bacias trata-se de um conjunto de medidas que visam auxiliar o restabelecimento do ecossistema degradado, bem como conscientizar a população do entorno e as autoridades municipais acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação do rio.
#Agricultura 29/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Central de Distribuição do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar A Prefeita Mariana Fernandes recebeu no dia 15 de agosto uma equipe da EMATER que veio trazer materiais para a Central de Distribuição do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar.
O município recebeu 15 caixas plásticas e 3 paletts para melhorar os serviços desenvolvidos pela central.
O Programa beneficiará várias escolas municipais e estaduais, além de gerar renda para os agricultores familiares locais que fornecerão seus produtos.
#Agricultura 28/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Realizado o curso de Inclusão Digital Realizado de 20 a 24 de agosto, através da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sistema FAERN/SENAR, o curso de Inclusão Digital levou conhecimentos básicos para o uso do computador e da internet como ferramentas de estudo.
O curso foi ministrado no micro-ônibus do SENAR que dispõe de 10 computadores, um educador e climatização.
A carga horária do curso foi de 20 horas, com duas turmas, uma no turno matutino e outra no turno vespertino.
#Agricultura 20/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura e sistema FAERN/SENAR iniciam curso de inclusão digital em Luís Gomes A Secretaria Municipal de Agricultura e o sistema FAERN/SENAR iniciaram hoje, 20 de agosto, o curso de Inclusão Digital que leva conhecimento a 20 alunos, divididos em duas turmas, sendo 10 no turno matutino e 10 no turno vespertino.
O curso oferece o conhecimento necessário para a utilização do computador e o acesso à internet.
A duração do curso será de cinco dias e terá certificado com carga horária de 20 horas.
#Agricultura 16/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Curso de Inclusão Digital do SENAR terá início nesta segunda-feira dia 20 em Luís Gomes A Secretaria Municipal de Agricultura informa que o curso de Inclusão Digital do SENAR terá início nesta segunda-feira, 20 de agosto. O micro-ônibus estará em frente a Secretaria Municipal de Saúde.
Informamos também que os horários das aulas serão os seguintes: manhã das 08 às 12 horas e tarde das 13 às 17 horas.
Os alunos inscritos devem comparecer conforme o turno escolhido no ato da inscrição.
#Agricultura 09/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção para o prazo de apresentação da declaração 2018 do ITR (Imposto Territorial Rural). A Secretaria Municipal de Agricultura informa que os proprietários de imóveis rurais de todo o Brasil terão entre os dias 13 de agosto e 28 de setembro para apresentar a declaração 2018 do ITR (Imposto Territorial Rural).
É obrigatória a apresentação da Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, um dos condôminos e um dos compossuidores, segundo nota da Receita Federal.
Quem perdeu imóvel ou teve o direito de propriedade transferido a partir de 1º de janeiro deste ano também deve declarar o ITR. Ainda conforme a Receita, a declaração deve ser feita por meio de arquivo eletrônico, no programa próprio para o ITR.
Para quem ocupa terras públicas em áreas do DNOCS e INCRA não precisam declarar o ITR.
Caso o imóvel esteja com Cadastro Ambiental Rural deverá informar número do CAR na DITR.
#Agricultura 08/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretário de Agricultura participou de reunião com o sistema FAERN e SENAR O Secretário Municipal de Agricultura Raimundo Nonato participou no dia 1° de agosto de uma reunião com o sistema FAERN e SENAR, em Pau dos Ferros, para discussão da demanda dos cursos para 2019.
Na oportunidade foi confirmada a parceria da Prefeitura Municipal de Luís Gomes com o SENAR de modo a garantir mais qualificação para os luís-gomenses.
#Agricultura 03/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prorrogadas as inscrições para o curso de Inclusão Digital A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que as inscrições para o curso de Inclusão Digital, que será realizado no centro da cidade, no micro-ônibus do SENAR, foram prorrogadas até o dia 17 de agosto.
As inscrições estão sendo realizadas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, com o limite de 20 vagas, sendo 10 no turno matutino e 10 no turno vespertino.
O objetivo do curso é capacitar os participantes sobre o uso adequado e eficiente das novas tecnologias, do computador e da internet.
Para participar do curso é necessário ter 16 anos de idade ou mais e ser alfabetizado.
No ato da inscrição será necessária a xerox do RG, CPF e comprovante de residência.
#Comunicado 01/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Comunicado da COMPDEC A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) comunica que a Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro retornará o abastecimento de água potável da zona rural do município de Luís Gomes, a partir de hoje, dia 1º de agosto de 2018.
#Agricultura 31/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA NOTA DE ESCLARECIMENTO A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) vem a público divulgar nota de esclarecimento sobre a Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro.
Informamos a população luís-gomense que a Operação Carro-Pipa será excluída em toda a zona urbana do município de Luís Gomes a partir do dia 1º de agosto. Segundo o que foi repassado a este órgão, a exclusão da operação em todos os Pontos de Abastecimento (PA) da zona urbana se dá em virtude da ordem vinda da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Governo Federal, após um acordo feito com os Estados para que os mesmos assumam o compromisso do abastecimento na zona urbana e que o Exército Brasileiro fique somente com a zona rural.
Logo que tomou conhecimento a administração municipal fez intervenções junto ao Exército Brasileiro, no sentido de ser dada continuidade ao abastecimento através da Operação Carro-Pipa na zona urbana, entretanto não foi possível pelo motivo relatado.
Diante disso, a administração municipal manteve diálogo com o escritório regional da CAERN para viabilizar uma solução para o problema.
Na oportunidade ficou acordado que a CAERN e a Prefeitura Municipal fornecerão carros-pipa para abastecimento de água na zona urbana, através de captação do Açude Lulu Pinto, até que a CAERN realize a manutenção e extensão da rede de distribuição.
Continuamos em contato com o Exército Brasileiro e com a CAERN para a rápida solução desse problema, de modo a não prejudicar a população luís-gomense.
Por fim, informamos que esta COMPDEC está a disposição de todos para esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, no horário das 07 às 13 horas, em sua sede, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, centro, Luís Gomes - RN.

Luís Gomes - RN, 31 de julho de 2018.

Atenciosamente,

Raimundo Nonato da Silva
Presidente da COMPDEC
Portaria n° 44/2017
#Agricultura 28/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes faz homenagem em comemoração ao Dia do Agricultor Nesta data especial, a Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura parabeniza todos os agricultores, em especial os luís-gomenses, por este dia dedicado a vocês, que com fé, garra e determinação fazem brotar da terra o alimento que chega até as nossas mesas.
Nossos cumprimentos a esses milhões de heróis anônimos, que ao plantar as sementes que irão usar a energia do sol na produção de alimentos, colhem também os efeitos do sol em suas vidas.
Lembrando um dos versos do "Poema do Milho", de Cora Coralina: "Em qualquer parte da terra, um homem estará sempre plantando, recriando a vida, recomeçando o mundo", recebam o nosso reconhecimento pela nobre missão de cultivar e conservar o solo, garantindo a sustentabilidade do ambiente e a existência humana.
Obrigado agricultor, pelo seu trabalho, pelo alimento e por nos garantir a vida!
#Agricultura 23/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER realizaram laudos de vistoria do Programa Garantia-Safra referentes a saf Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER realizaram laudos de vistoria do Programa Garantia-Safra referentes a safra 2017/2018
#Agricultura 20/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Já estão abertas as inscrições para o curso básico de Inclusão Digital A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que as inscrições para o curso básico de Inclusão Digital, que será realizado no centro da cidade, no micro-ônibus do SENAR, estarão abertas de 23 de julho a 03 de agosto, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas.
O curso será ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e pela Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN) com o limite de 20 vagas, sendo 10 no turno matutino e 10 no turno vespertino, tendo duração de uma semana.
O objetivo do curso é capacitar os participantes sobre o uso adequado e eficiente das novas tecnologias, do computador e da internet.
Para participar do curso é necessário ter 16 anos de idade ou mais e ser alfabetizado.
No ato da inscrição será necessária a xerox do RG, CPF e comprovante de residência.
#Agricultura 11/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Compra Direta 2018 A Prefeita Mariana Fernandes assinou no dia 21 de junho, o termo de parceria com a EMATER para execução do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Compra Direta 2018, que beneficiará os alunos da rede municipal de ensino, as escolas estaduais e outros órgãos da cidade.
O Compra Direta Local da Agricultura Familiar é uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É executado pelo Governo do Estado, através da EMATER-RN em parceria com as prefeituras municipais.
O Programa compra os alimentos da agricultura familiar e faz a distribuição por meio de doação para diversos programas e equipamentos públicos e da sociedade civil, que atendem pessoas em situação de dificuldade de acesso ao alimento e que estão em situação de risco e vulnerabilidade nutricional e alimentar.
#Agricultura 22/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Mutirão regularizador do rebanho bovino Na manhã desta quinta-feira, 21 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura e o IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte) realizaram o mutirão de regularização do rebanho bovino dos pecuaristas luís-gomenses.
Foram prestados os serviços de declaração da vacinação contra a Febre Aftosa, regularização e atualização dos rebanhos.
Participaram do mutirão o Chefe da ULSAV de Pau dos Ferros, Tarcísio Marcelino, a Auxiliar Administrativa Ana Paula, o Secretário Municipal de Agricultura Raimundo Nonato e o Coordenador Municipal de Agricultura Júnior Fontes.
#Agricultura 02/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Entrega de raquetes de Palma Forrageira A Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a EMATER e a EMPARN realizaram no último dia 21 de maio a entrega de raquetes de Palma Forrageira.
A ação beneficiou mais de vinte agropecuaristas luís-gomenses com a entrega de mais de quinhentas raquetes de palma por pessoa.
Foram entregues palmas das variedades orelha de elefante, miúda e mão de moça.
O uso da palma varia desde a alimentação ao gado e humana, paisagístico e cerca-viva, como para a produção de corante natural, extraído de inseto parasita.
As raquetes possuem, segundo pesquisas, valor nutricional similar à silagem de milho.
#Agricultura 02/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prorrogada a primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que foi prorrogado o prazo da primeira etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa.
Tendo em vista os últimos acontecimentos em todo o país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prorrogou o período de vacinação dos rebanhos bovinos e bubalinos. O prazo que terminava no dia 31 de maio foi prorrogado.
A nova data limite para vacinação é o dia 15 de junho de 2018.
Para declarar o pecuarista deve comparecer à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, portando a nota fiscal da vacina.
Vacine e declare!
#Agricultura 02/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Nota de esclarecimento sobre a Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) vem a público apresentar nota de esclarecimento sobre a Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro.
Informamos a população luís-gomense que a Operação Carro-Pipa está temporariamente suspensa em toda a zona rural do município de Luís Gomes. A suspensão se dá em virtude das chuvas caídas nos últimos meses, que foram suficientes para encher as cisternas.
Em visita feita ao município de Luís Gomes, o Tenente Coronel Balduino, do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º BI Mtz) verificou a necessidade da suspensão temporária do abastecimento em toda a zona rural, de modo a evitar o desperdício da água dos carros-pipa, pois foi verificado que as cisternas estão cheias.
Informamos também que este órgão municipal de Proteção e Defesa Civil, juntamente com a Prefeitura Municipal de Luís Gomes estão em contato constante com o Exército Brasileiro para informar ao mesmo caso haja a necessidade de retorno da Operação Carro-Pipa na zona rural.
Por fim, informamos que esta COMPDEC está a disposição de todos para esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, em sua sede, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, centro, Luís Gomes - RN.

Luís Gomes - RN, 30 de maio de 2018.

Atenciosamente,

Raimundo Nonato da Silva
Presidente da COMPDEC
Portaria n° 44/2017
#Agricultura 17/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes realiza entrega de 4 poços na cidade e zona rural A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Proteção e Defesa Civil Municipal e o Exército Brasileiro, entregaram ontem, 16 de maio, os 2 poços da Rua Mãe Regina, 1 poço na Rua Professor Raimundo Nonato da Silva e 1 poço na Lagoa de Pedra. A cerimônia contou com a presença da Prefeita Mariana Fernandes, Tenente-Coronel Balduino do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado de Natal, Sargento Teles do 7° Batalhão de Engenharia de Combate de Natal, além dos vereadores Tututa, Cizim, a Presidente da Câmara Maria Gerusa, secretários e coordenadores.
#Agricultura 16/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Cerimônia de Entrega dos Poços Artesianos A Prefeitura Municipal de Luís Gomes através da Proteção e Defesa Civil Municipal, juntamente com o Exército Brasileiro convidam toda a população luís-gomense para participar da cerimônia de entrega dos poços nesta quarta-feira, dia 16 de maio, de acordo com a seguinte programação:
08 horas - Poços Rua Mãe Regina;
10 horas - Poço Rua Professor Raimundo Nonato da Silva (Próximo ao Estádio Nia Torquato).
Contamos com a presença de todos!
#Agricultura 15/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inscrições abertas para recebimento de raquetes de palma forrageira A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes, juntamente com a EMATER e a EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte), tornam pública a abertura das inscrições para recebimento de raquetes de palma forrageira, que acontecerão de 14 a 18 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, das 07 às 13 horas.
Informamos que o limite máximo é de 20 vagas e que só serão permitidas inscrições de pessoas que tenham a área mínima de 01 hectare para plantação das raquetes.
O agricultor terá que apresentar os seguintes documentos: xerox RG, CPF, ITR e um comprovante de residência atual.
#Agricultura 15/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção para o prazo da primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa 2018 A Secretaria Municipal de Agricultura comunica aos pecuaristas luís-gomenses que a primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa 2018 de bovinos e bubalinos se iniciou no dia 1° de maio e se encerra no dia 31 do mesmo mês.
Nessa primeira etapa todo o rebanho deve ser vacinado e logo após o pecuarista deve comparecer à Secretaria de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, para fazer a declaração.
Para declarar é necessário apresentar a nota fiscal da vacina e assim ficar tranquilo.
Vamos manter o RN território livre da Febre Aftosa!
Vacine e declare!
#Agricultura 11/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luis Gomes e o SENAR realizou o curso de Apicultura Básica na comunidade Lagoa do Mato A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes, juntamente com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizaram de 23 a 27 de abril o curso de Apicultura Básica na comunidade Lagoa do Mato.
O curso foi de muito aprendizado para os moradores da comunidade que é pioneira na criação de abelhas e extração de mel.
Considerando as boas chuvas e o curso realizado, a comunidade já apresenta entusiasmo para reativar as colmeias e voltar a produção de mel.
#Agricultura 18/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inscrições abertas para o Curso de Apicultura Básica na comunidade Lagoa do Mato A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes comunica que as inscrições para o Curso de Apicultura Básica que será realizado na comunidade Lagoa do Mato, estarão abertas de 16 a 20 de abril na sede da secretaria, das 07h às 13h.
Esse será mais um curso ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), priorizando a comunidade onde o mesmo será realizado, com oferta máxima de 15 vagas.
O objetivo do curso é capacitar o produtor na criação de abelhas para produção de mel.
Para participar do curso é necessário ser alfabetizado, ter mais de 18 anos de idade e trabalhar na atividade apícola.
No ato da inscrição será necessário a xerox do RG, CPF e comprovante de residência.
#Agricultura 16/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Um dia de campo sobre palma forrageira para secretário de Agricultura Raimundo Nonato e o Técnico da EMATER Francisco Fa Um dia de campo sobre palma forrageira para secretário de Agricultura Raimundo Nonato e o Técnico da EMATER Francisco Fabrício
#Agricultura 06/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura realizará curso de Avicultura Básica no Sítio Lagoa do Mato a partir do dia 9 A Secretaria Municipal de Agricultura informa que o curso de Avicultura Básica terá início na próxima segunda, 09 de abril, na sede da Associação Comunitária Mãe Nila, no Sítio Lagoa do Mato, das 13h às 17h, para os alunos previamente inscritos e terá a duração de cinco dias.
#Agricultura 05/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Teve início em 02 de abril a vacinação contra a Brucelose para bovinos e bubalinos. A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que se iniciou no dia 02 de abril a vacinação contra a Brucelose para bovinos e bubalinos.
Só serão vacinadas as fêmeas de 03 a 08 meses, por um médico veterinário habilitado pelo IDIARN ou vacinadores auxiliares.
Informamos também que é proibida a vacinação de machos contra a Brucelose em qualquer idade.
A Brucelose é uma doença zoonótica causada pela bactéria Brucella abortus, caracterizada por infertilidade nas espécies bovina e bubalina.
Vacine e fique tranquilo!
#Agricultura 27/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura entregou de várias mudas de cajueiro A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na manhã de hoje, 27 de março, a cerimônia de entrega de várias mudas de cajueiro anão precoce para os agricultores locais. O evento aconteceu no Mercado Público do município. A cerimônia contou com a presença da prefeita Mariana Fernandes, a presidente da Câmara Municipal Maria Gerusa, o vereador Gean Batista, José Gilvan Torres coordenador regional da Emater, coordenador de Agricultura Junior Fontes e o Secretário Municipal de Agricultura Raimundo Nonato, além de secretários, coordenadores e outras autoridades locais
A ação visa reativar a cajucultura que durante muito tempo foi uma das principais culturas agrícolas do município de Luís Gomes.
#Agricultura 26/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Convite para entrega das mudas de cajueiro anão precoce A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, convida os agricultores inscritos e a população luís-gomense para participar da cerimônia de entrega das mudas de cajueiro anão precoce, que realizará nesta terça-feira, dia 27 de março, às 08 horas da manhã no Mercado Público de Luís Gomes.
Contamos com a presença de todos!
#Agricultura 23/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inauguração do poço da Avenida Senhora Santana A Prefeitura Municipal de Luís Gomes através da Proteção e Defesa Civil Municipal juntamente com o Exército Brasileiro convidam toda a população luísgomense para participar da cerimônia de entrega do poço da Avenida Senhora Santana que se realizará nesta sexta-feira, dia 23 de março, às 08 horas da manhã no referido poço.
Contamos com a presença de todos!
#Agricultura 22/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Homenagem pelo dia Dia Mundial da Água A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), aproveitam a passagem do Dia Mundial da Água para lembrar a população da necessidade do racionamento e consciência no uso da água.
A água é um líquido precioso que precisa ser cuidado por todos nós!
Precisamos economizar para não faltar e assim garantir o futuro do nosso País.
De toda a água que existe no planeta Terra estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos, por isso é preciso cuidar bem da nossa água.
Viva ao Dia Mundial da Água!
#Agricultura 20/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Secretaria Municipal de Agricultura abre inscrições para Curso de Avicultura Básica A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que as inscrições para o curso de Avicultura Básica que será realizado na comunidade Lagoa do Mato, estarão abertas de 26 a 30 de março na sede da Secretaria de Agricultura, das 07h às 13h.
O curso será ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e priorizará a população da comunidade onde o curso será ofertado e terá a oferta máxima de 15 vagas.
O objetivo do curso é capacitar o produtor e/ou trabalhador rural com técnicas adequadas na criação de galinhas caipiras, contribuindo com isto na produção de ovos e carne.
Para participar do curso é necessário ser alfabetizado e ter mais de 18 anos de idade.
No ato da inscrição será necessário a xerox do RG, CPF e comprovante de residência.
#Agricultura 17/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Realização do curso de Avicultura Básica na comunidade Lagoa do Mato A Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizaram de 09 a 13 de abril o curso de Avicultura Básica, na comunidade Lagoa do Mato, atendendo 15 alunos.
O curso levou conhecimento aos alunos e incentivo para a criação de frangos e galinhas caipiras nas propriedades, com carga horária de 30 horas/aula.
Ao final os alunos receberam pintos, ração e material explicativo, além de outros produtos que foram sorteados.
#Agricultura 01/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeiura de Luís Gomes realiza entrega das sementes de milho e sorgo aos agricultores luís-gomenses A Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a EMATER iniciaram ontem, 28 de fevereiro, a entrega das sementes de milho e sorgo aos agricultores luís-gomenses cadastrados nos Bancos de Sementes.
Serão distribuídos 6.320 kg de milho e 1.890 kg de sorgo, totalizando 8.210 kg de sementes selecionadas.
Para receber as sementes o agricultor deve comparecer ao banco em que está cadastrado portando o CPF.
Ao todo serão onze bancos, localizados nas seguintes comunidades: Lagoa de Pedra, Serrinha, Vila São Bernardo, Pitombeira, Monte Alegre, Lagoinha, Baixas, Lagoa do Mato, Coati, Barra, Caititú, Baixio, Araras, Alto dos Cândidos e Boqueirão.
#Agricultura 23/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes da início ao Corte de Terras 2018 A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, o Corte de Terras 2018.
Essa ação beneficiará mais de 150 agricultores luís-gomenses, preparando as terras para o plantio.
Serão atendidos todos os agricultores que fizeram suas inscrições na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.
#Agricultura 21/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Visita da equipe do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro ao município de Luís Gomes RN O Presidente e o Vice-Presidente da COMPDEC, Raimundo Nonato e Júnior Fontes, respectivamente, receberam na manhã de ontem, dia 20 de fevereiro, uma equipe do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado composta pelo Comandante do Batalhão, o Tenente-Coronel Santos Lima, o Capitão Rodrigues e o Sargento Heitor para juntos discutirem sobre vários pontos da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro.
Na oportunidade foi dialogado sobre a atual condição hídrica do município, bem como sobre os poços artesianos perfurados pelo 7° BE Cmb.
O Comandante veio ao município para fazer um contato inicial e conhecer de perto a realidade do povo luís-gomense, já que o mesmo assumiu o comando do Batalhão esse ano.
#Agricultura 19/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Inscrições abertas para a entrega das mudas de cajueiro A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica a população luís-gomense que as inscrições para recebimento de mudas de cajueiro se iniciam nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, e se estendem até o dia 20 de março.
Os agricultores interessados deverão comparecer à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 13h00 para fazer a inscrição.
Os documentos necessários são os seguintes: cópias do INCRA, CPF, Identidade e comprovante de residência.
Informamos ainda que só será aceito um INCRA e que somente o titular do referido documento poderá fazer a inscrição.
Essa ação visa reativar a cajucultura que durante muito tempo foi uma das principais culturas agrícolas do município.
#Agricultura 27/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião ordinária da Comissão Municipal de Geografia e Estatística A Secretaria Municipal de Agricultura recebeu nesta quinta-feira, 25 de janeiro a equipe do IBGE responsável pelo Censo Agropecuário 2017 para a segunda reunião ordinária da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE).
O Censo Agropecuário realiza a coleta de dados de outubro de 2017 a fevereiro de 2018 sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc.
As informações geradas possibilitam a avaliação de políticas públicas, estudos a respeito da expansão das fronteiras agrícolas, da dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas, e enriquecem a produção de indicadores ambientais.
#Agricultura 24/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A secretaria de agricultura informa reunião sobre o Projeto Dom Helder Câmara A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes, juntamente com a EMATER/RN, comunicam que será realizada uma reunião sobre o Projeto Dom Helder Câmara nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, a partir das 10 horas da manhã no Auditório do Centro de Saúde Joaquim Martins Lopes.
A reunião tem como público alvo: agricultores, presidentes de associações, membros do CMDRS e demais interessados.
O Projeto Dom Helder Câmara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido do Nordeste, embasado conceito de convivência com o semiárido, articulando às dimensões sócio-políticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas e por processos participativos de planejamento, gestão e controle social.
#Agricultura 10/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes convoca agricultores para retirarem boletos referente ao Programa Gara Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes convoca agricultores para retirarem boletos referente ao Programa Garantia Safra 2017/2018
#Agricultura 08/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes inicia cadastro para cortes de terra A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura iniciará os cadastros para o corte de terra 2018 a partir do dia 08 de janeiro. A ação é voltada para os agricultores que queiram preparar a terra para plantio.
Os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta-feira das 07 às 13 horas para proceder a inscrição.
É necessário que o agricultor esteja portando o CPF e informe o tamanho da área a ser trabalhada.
O período de cadastramento será de 08 a 26 de janeiro.
O corte de terra será ofertado gratuitamente a todos os agricultores cadastrados.
#Agricultura 02/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretário Municipal de Agricultura de Luís Gomes participa de evento pela revitalização da cajucultura potiguar
#Agricultura 19/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes concluiu 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa A Secretaria de Agricultura de Luís Gomes informa que a segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa no município atingiu 91,85% do rebanho vacinado, alcançando a meta estabelecida pelo IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN).
Dessa forma o município se torna território livre da Febre Aftosa e os pecuaristas podem fazer o abate e o trânsito dos animais.
A Secretaria de Agricultura juntamente com o IDIARN parabenizam os pecuaristas luís-gomenses pela meta alcançada, o que significa cuidado e responsabilidade com seus animais.
#Agricultura 01/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Atenção pecuarista luís-gomense! Vacine o seu rebanho contra a Febre Aftosa e fique tranquilo com suas obrigações, mantenha o seu cadastro atualizado. O período para declaração da vacinação se encerra dia 15 de dezembro. Só serão vacinados os animais de 0 a 24 meses. Compareça na Secretaria de Agricultura de segunda a sexta-feira das 07 às 13 horas e declare a vacinação.
Vamos manter o RN território livre da Febre Aftosa!
#Agricultura 01/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Capacitações do Programa Garantia-Safra 2017/2018 A Secretaria de Agricultura e a EMATER realizaram de 20 a 24 de novembro de 2017 as . A capacitação é parte obrigatória para participação no programa do Governo Federal.
Nas capacitações foram agendadas as renovações de DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) para que os agricultores estejam com toda a documentação de acordo com as regras do programa. Os atendimentos de DAP foram agendados através de fichas de atendimento e seguem até o dia 15 de dezembro na sede da EMATER localizada no Conjunto Guilhermão.
As próximas etapas são a inserção das informações no sistema do Programa Garantia-Safra, a deliberação do CMDS sobre as inscrições e a entrega dos boletos aos agricultores.
#Agricultura 20/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA O Secretário de Agricultura Raimundo Nonato participou 18ª Reunião Ordinária do CBH Apodi-Mossoró O Secretário de Agricultura Raimundo Nonato participou nesta sexta-feira, dia 17 de novembro de 2017 da 18ª Reunião Ordinária do CBH Apodi-Mossoró (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró) realizada na cidade de Mossoró/RN na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Essa foi a última reunião ordinária do CBH deste ano e que discutiu vários pontos importantes na área de Recursos Hídricos principalmente discutindo sobre a elaboração do Plano de Recursos Hídricos do Rio Apodi-Mossoró.
Ficou acordado que em breve o Presidente do Comitê o Senhor Ramiro Valera Camacho visitará o município de Luís Gomes para conhecer a nascente do Rio Apodi-Mossoró e outros locais da cidade.
#Agricultura 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretário de Agricultura de Luís Gomes representou o município no XIX ENCOB O Secretário de Agricultura Raimundo Nonato participou do XIX ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica) de 07 a 10 de novembro de 2017 em Aracaju - Sergipe.
Nesse ano de 2017 o ENCOB teve como tema central "Os Comitês de Bacia no fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos", realizado pela SEMARH (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN) em parceira com o Governo do Estado de Sergipe.
O evento tratou de vários assuntos ligados aos Recursos Hídricos como por exemplo o Reuso da Água, oficina que o Secretário participou.
O evento contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas de diversas regiões do País ligadas a comitês de bacias hidrográficas e interessados pelo tema.
O Secretário de Agricultura participou como membro do CBH Apodi-Mossoró (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró) representando o município de Luís Gomes.
#Agricultura 08/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Visita do Exército Brasileiro sobre a operação carro-pipa O Vice-Presidente Júnior Fontes e a Secretária da COMPDEC, Liduína Araújo, receberam na manhã desta terça-feira, 07 de novembro, o Major Clark e o Cabo Neves que vieram visitar um ponto de abastecimento da cidade, fiscalizar a COMPDEC e conversar sobre a distribuição de água da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro.
Na oportunidade, a Prefeita Mariana Fernandes, conversou com o Major Clark e solicitou a vinda de uma equipe ou do Chefe do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado (16° BIMtz) para pronunciamento a população sobre as normas do abastecimento de modo a sanar quaisquer dúvidas.
A equipe levou essa solicitação ao Batalhão e em breve farão contato para informar sobre o atendimento a solicitação da Prefeita Mariana Fernandes.
#Agricultura 07/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Cronograma de capacitação do programa garantia safra 2017/2018 A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a EMATER/RN, comunicam que se iniciará neste dia 20 de novembro as Capacitações obrigatórias para posterior inscrição no Programa Garantia-Safra 2017/2018 que obedecerá o seguinte cronograma:
Segunda, 20 de novembro, 08h - Escola Rafael Gomes de Lima - Sítio Lagoa de Pedras
Comunidades atendidas: Sítio Lagoa de Pedras, Sítio Mirador, Sítio João Ribeiro, Sítio Baixas.
Terça, 21 de novembro, 14h. - Associação Mãe Nila, - Sítio Lagoa do Mato.
Comunidades atendidas: Sítio Lagoa do Mato, Sítio Coati, Sítio Lagoinha, Sítio Barra, Sítio Gameleira.
Quarta, 22 de novembro, 08h. - Escola Ozório Bezerra de Souza - Sítio Pitombeira.
Comunidades atendidas: Sítio Pitombeira, Sítio Monte Alegre, Sítio Arara, Sítio Caititu, Sítio Cirino, Sítio Tigre de Baixo, Sítio Tigre de Cima, Sítio Imbé.
14h. - Escola Municipal São Francisco - Sítio Carneiros
Comunidades atendidas: Sítio Carneiros, Sítio Alto dos Cândidos, Sítio Baixa Verde, Sítio Lagoa de Cima.
Quinta, 23 de novembro, 08h - Casa do Professor Evaldo - Sítio Baixio
Comunidades atendidas: Sítio Baixio, Sítio Placas, Sítio Japão.
14h. - Escola Municipal José Paulino da Costa - Vila São Bernardo.
Comunidades atendidas: Vila São Bernardo, Sítio Alto do Cruzeiro, Sítio Alto dos Pires, Sítio Oliveira, Sítio Serrinha.
Sexta, 24 de novembro, 09h. - Mercado Público de Luís Gomes, Centro
Comunidades atendidas: Sítio Boqueirão, Sítio Amâncio, Sítio Alívio, Sítio Pá.
Salientamos que a participação do agricultor na capacitação é obrigatória para posterior inscrição no referido programa e que será necessária a apresentação do RG e CPF.
#Agricultura 01/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Capacitações obrigatórias para o Programa Garantia-Safra 2017/2018 A Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a EMATER, comunicam que se iniciará neste dia 13 de novembro as Capacitações obrigatórias para posterior inscrição no Programa Garantia-Safra 2017/2018 que obedecerá o seguinte cronograma:
Segunda-Feira
13/11/2017 - 08h00min Escola Rafael Gomes de Lima
Sítio Lagoa de Pedras - Comunidades atendidas: Sítio Lagoa de Pedras, Sítio Mirador, Sítio João Ribeiro, Sítio Baixas.
Terça-feira
14/11/2017 - 14h00min - Associação Comunitária Mãe Nila
Sítio Lagoa do Mato - Comunidades atendidas: Sítio Lagoa do Mato, Sítio Coati, Sítio Lagoinha, Sítio Barra, Sítio Gameleira.
Quinta-Feira
16/11/2017 - 08h00min - Escola Ozório Bezerra de Souza
Sítio Pitombeira - Comunidades atendidas: Sítio Pitombeira, Sítio Monte Alegre, Sítio Arara, Sítio Caititu, Sítio Cirino, Sítio Tigre de Baixo, Sítio Tigre de Cima, Sítio Imbé.
14h00min - Escola Municipal São Francisco
Sítio Carneiros - Comunidades atendidas: Sítio Carneiros, Sítio Alto dos Cândidos, Sítio Baixa Verde, Sítio Lagoa de Cima.
Sexta-Feira
17/11/2017 - 08h00min - Casa do Professor Evaldo
Sítio Baixio - Comunidades atendidas: Sítio Baixio, Sítio Placas, Sítio Japão. -
Segunda-Feira
20/11/2017 - 14h00min - Escola Municipal José Paulino da Costa
Vila São Bernardo - Comunidades atendidas: Vila São Bernardo, Sítio Alto do Cruzeiro, Sítio Alto dos Pires, Sítio Oliveira, Sítio Serrinha.
Terça-Feira
21/11/2017 - 08h00min - Mercado Público de Luís Gomes
Centro - Comunidades atendidas: Sítio Boqueirão, Sítio Amâncio, Sítio Alívio, Sítio Pá.
Salientamos que a participação do agricultor na capacitação é obrigatória para posterior inscrição no referido programa.
#Agricultura 31/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa Atenção pecuarista luís-gomense!
A segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa de bovinos e bubalinos se inicia nesta quarta-feira, dia 1º de novembro e se estende até o dia 30 do mesmo mês. Só serão vacinados os animais de 0 a 24 meses e a partir dos dois anos os animais devem ser declarados.
Os pecuaristas devem comparecer a Secretaria Municipal de Agricultura para declarar a vacinação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 07h às 13h.
Todos contra a Febre Aftosa! Vacine e declare.
#Agricultura 28/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretário de Agricultura de Luís Gomes concede entrevista na Rádio Mandacarú FM O Secretário de Agricultura Raimundo Nonato, o Coordenador de Agricultura Júnior Fontes e o Técnico da EMATER Francisco Fabrício concederam entrevista na Rádio Mandacarú FM sobre o Cronograma de Capacitações do Programa Garantia-Safra 2017/2018 que se inicia no próximo dia 13 de novembro de 2017.
A capacitação do agricultor participante do programa é obrigatória e o cronograma será divulgado em breve nas redes sociais e demais meios de comunicação.
Após o término das capacitações serão divulgadas as datas, locais e horários das inscrições do referido programa.
#Agricultura 26/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Luis Gomes recebe equipe fiscalizadora do Exército Brasileiro Uma equipe do Exército Brasileiro composta pelo 2° Sargento Monteiro e pelo Cabo Judson
estiveram em Luís Gomes para visita, fiscalização e conversa com a COMPDEC do município.
Na oportunidade a Prefeita Mariana Fernandes juntamente com Raimundo Nonato e Júnior Fontes, presidente e vice-presidente da COMPDEC respectivamente conversaram sobre o abastecimento de água de todo o município, sobre os novos pontos de abastecimento e sobre os dados do censo populacional recém coletados por outras equipes.
A equipe parabenizou a COMPDEC pelo trabalho desenvolvido e foi reafirmado o compromisso do Exército Brasileiro com a gestão municipal de modo a melhorar a vida dos luís-gomenses.
#Agricultura 24/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura Municipal de Luís Gomes iniciou a execução do CAR (Cadastro Ambiental Rural) O município de Luís Gomes iniciou através da Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura a execução do CAR (Cadastro Ambiental Rural) que beneficiará cinquenta agricultores luís-gomenses.
O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais que consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.
A partir de 2018 esse documento será obrigatório para todo possuidor de propriedade rural para acesso aos programas sociais do Governo Federal.
#Agricultura 17/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Missa em Ação de Graças pela construção de 60 cisternas na comunidade Baixio Os fiéis da Comunidade Baixio reuniram-se nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, para elevar a Deus, durante missa em ação de graças pelas 60 novas cisternas construídas na comunidade, ao todo já são 200 no município e em breve mais 100 serão executadas também pela ONG Padre Pedro, através da ASA e da Fundação Banco do Brasil. A missa de ontem foi celebrada pelo pároco Padre Jorge e estiveram presentes, a prefeita Mariana Fernandes, o vice-prefeito Luciano Pinheiro, vereadora Marta de Brito, vereadores Cizim, Tututa, secretário de agricultura Raimundo Nonato, coordenador de Agricultura Junior Fontes e outras pessoas atendendo o convite da Comissão Executiva Municipal (CEM).
A prefeita Mariana Fernandes, destacou a importância dos novos reservatórios para a referida comunidade, e ainda falou da sua satisfação em participar da missa na Capela de Nossa Senhora Aparecida.
#Agricultura 17/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Homenagem aos agricultores luís-gomenses A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, parabeniza os agricultores pela passagem do Dia da Agricultura.
É através da Agricultura, principal fonte de renda de Luís Gomes, que nossa cidade se desenvolve, apesar da forte seca que enfrentamos.
A Agricultura tem sido um dos destaques do nosso município pois mesmo em meio as adversidades naturais é do chão que brota a esperança do povo luís-gomenses que luta por dias melhores.
#Agricultura 13/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Missa em Ação de Graças pela construção de 60 Cisternas na Comunidade de Baixio A Comissão Executiva Municipal (CEM) tem a honra de convidar a população luís-gomense para participar de uma Missa em Ação de Graças para juntos celebrarmos a construção de 60 Cisternas na Comunidade Baixio, que se realizará nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, às 17 horas, Comunidade Baixio na Capela de Nossa Senhora Aparecida.
#Agricultura 06/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Exército realiza em Luís Gomes a pintura dos Códigos de Gestão e Controle de Distribuição de Água O Exército Brasileiro juntamente com a COMPDEC de Luís Gomes estão realizando a pintura dos Códigos de Gestão e Controle de Distribuição de Água (GCDA). Essa semana o município recebeu o 1° Tenente Pablo e o Cabo Gomes Júnior que realizaram a identificação de 45 pontos de abastecimento. O trabalho de identificação de cada Ponto de Abastecimento seguirá nas próximas semanas com outras equipes do Exército Brasileiro.
#PrefeituradeLuísGomes #PinturadeCódigos
#Agricultura 27/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Cerimônia de entrega das autorizações do Cadastro Ambiental Rural (Car) A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a EMATER entregou na manhã de hoje, 27 de setembro, as autorizações do Cadastro Ambiental Rural (Car). A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.
#PrefeituradeLuísGomes #CerimôniaCar
#Agricultura 23/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Entrega das Autorizações do CAR (Cadastro Ambiental Rural) A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a EMATER convidam a população luís-gomense para participar da Cerimônia de Entrega das Autorizações do CAR (Cadastro Ambiental Rural) que se realizará na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro, às 08 horas da manhã na Câmara Municipal de Vereadores.
Contamos com a sua presença!
#Agricultura 23/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura e a EMATER/RN, realizam reunião sobre o Programa Garantia-Safra A Secretaria de Agricultura, em parceria com a EMATER/RN, realizaram na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro, uma reunião sobre o Programa Garantia-Safra.
A reunião contou com a presença de sindicatos, associações, autoridades e a população.
O Palestrante foi o Senhor Gilvan Torres, Chefe da EMATER Regional de Pau dos Ferros/RN, que explanou sobre o Programa Garantia-Safra.
#Agricultura 21/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Reunião do Programa Garantia-Safra A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes, em parceria com a EMATER/RN, convidam a população para participar de uma reunião para tratar sobre o Programa Garantia-Safra. A reunião será realizada sexta-feira, dia 22 de setembro de 2017, às 08 horas da manhã, na Câmara de Vereadores. Contamos com a presença de todos!
#Agricultura 05/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Visita do General Fioravante - Chefe da Operação Carro-Pipa no Brasil A Prefeita Mariana Fernandes juntamente com os Senhores Raimundo Nonato e Júnior Fontes, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da COMPDEC receberam na última quarta-feira, 30 de agosto, o General Fioravante (Chefe da Operação Carro-Pipa no Brasil), Coronel Diógenes e o Capitão Rodrigues (ambos do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado) para visitar, conversar e fiscalizar a cidade de Luís Gomes.
Também participaram deste momento o Vice-Prefeito Luciano Pinheiro, os Vereadores Maria Gerusa, Gean Carlos, Tututa, Marta de Brito e Cizim.
Na oportunidade foram discutidos vários pontos importantes como: melhorias na distribuição de água, instalação de poços e viabilização de outros meios para enfrentamento da longa seca que o município enfrenta.
A equipe reafirmou a parceria com o Exército Brasileiro e parabenizou o município pelo trabalho.
A COMPDEC aproveita o momento para agradecer pelo relevante serviço prestado pelo Exército Brasileiro.
#Agricultura 05/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Capacitação do Programa Garantia-Safra 2017/2018 A Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER realizaram no dia 30 de agosto, uma capacitação sobre o Programa Garantia-Safra 2017/2018, na Câmara de Vereadores.
O Palestrante Senhor Aldo Ronaldo (Assessor de Crédito da EMATER Escritório de Pau dos Ferros/RN) informou aos presentes sobre as fases de realização do Programa Garantia-Safra bem como apresentou dados das Safras anteriores.
Participaram da capacitação Presidentes, Vice-Presidentes, Secretários, Tesoureiros e membros das Associações das Comunidades de Luís Gomes, Sindicatos e autoridades locais.
#Agricultura 24/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA A Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER, realizaram capacitação do CAR A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceira com a EMATER, realizaram na manhã de quinta-feira, dia 18 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, uma capacitação para os agricultores luís-gomenses sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) documento importante e que será obrigatório a partir de 1° de janeiro de 2018.
A Prefeitura de Luís Gomes irá beneficiar vários agricultores fazendo gratuitamente este documento.
O evento teve a participação dos Senhores Gilvan Torres e Paulo Segundo, ambos da EMATER de Pau dos Ferros que explicaram os benefícios do CAR.
#Agricultura 18/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes, Secretaria Municipal de Agricultura e Emater realizam capacitação para a realização do CAR - C Prefeitura de Luís Gomes, Secretaria Municipal de Agricultura e Emater realizam capacitação para a realização do CAR - Cadastro Ambiental Rural
#Agricultura 10/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeita Mariana Fernandes, solicita ao Governo Federal cotas do Programa Garantia Safra 2017/2018. A prefeita Mariana Fernandes e o secretário de agricultura do município, Raimundo Nonato, assinaram na manhã de hoje, ofício solicitando ao Governo Federal para cotas de inserção dos agricultores no Programa Garantia Safra 2017/2018. Foram solicitadas 800 cotas para beneficiamento dos agricultores de Luís Gomes, para que estes possam superar com mais comodidade o forte período de estiagem no qual a região tem passado.
#Agricultura 10/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Raimundo Nonato, Secretário de Agricultura e o Técnico da EMATER de Luís Gomes Francisco Fabrício participaram da AGROPE Raimundo Nonato, Secretário de Agricultura e o Técnico da EMATER de Luís Gomes Francisco Fabrício participaram da AGROPEC Semiárido 2017.
#Agricultura 28/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeita e secretário municipal de agricultura de Luís Gomes recebem equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos A prefeita Mariana Fernandes e secretário de municipal de agricultura de Luís Gomes, Raimundo Nonato da Silva, participaram na terça, 25 de julho, de uma cerimônia que aconteceu na Escola de Governo, em Natal.

Na oportunidade, o município de Luís Gomes recebeu um kit composto por veículo frigorífico, balanças e computador que serão utilizados para beneficiar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (compra direta).
#Agricultura 21/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeita Mariana Fernandes, recebeu a visita de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos H Prefeita Mariana Fernandes, recebeu a visita de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH)
#Agricultura 26/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER realizam vistorias para verificação de perda da safra 2016/2017 O Secretário de Agricultura Raimundo Nonato e o Coordenador de Agricultura Júnior Fontes e o técnico da EMATER Francisco Fabrício, concluíram sexta-feira, dia 23 de junho as visitas de vistoria para verificação de perda da safra 2016/2017.

As prefeituras dos municípios aderidos ao Garantia-Safra que apresentarem indícios de perda média da safra igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) nas lavouras de arroz, feijão, milho, mandioca ou algodão em razão dos fenômenos da estiagem ou excesso hídrico, apresentam formalmente à Secretaria de Agricultura Familiar - SAF/MDA, por meio do Sistema Garantia-Safra - Verificação de Perdas, solicitação de vistoria das lavouras de agricultores e posteriores resultados das vistorias.
#Agricultura 07/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Nota de esclarecimento da coordenadoria municipal de defesa civil de Luís Gomes - COMPDEC ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS GOMES

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL DE LUÍS GOMES

C.N.P.J. 15.237.828/0001-35

Rua: Cel. Antônio Fernandes Sobrinho, 300 - Centro - CEP 59.940-000

Fone: (84) 3382-2124 - smaluisgomes@gmail.com

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO

E DEFESA CIVIL DE LUÍS GOMES -

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Luís Gomes (COMPDEC) vem a público apresentar nota de esclarecimento sobre informações divulgadas nas redes sociais sobre o abastecimento de água através das operações denominadas "Operação Vertente" da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte e "Operação Carro-Pipa" do Exército Brasileiro.

Informamos a população luís-gomense que:

I - O abastecimento de água do município de Luís Gomes segue de forma normal, sem prejudicar nossa população;

II - Foi recebido por esta COMPDEC um ofício do Exército Brasileiro, 16º Batalhão de Infantaria Motorizado nº 10-Op Pipa/16º BIMtz, datado de 13 de abril de 2017, que em resumo diz: "Solicito-vos as providências necessárias quanto a exclusão do município da Operação Carro-Pipa, a cargo deste Batalhão, junto a SEDEC, a fim de evitar duplicidade no abastecimento na referida área.";

III - A "Operação Vertente" atuou em Luís Gomes no período de setembro de 2016 a janeiro de 2017 com quatro carros-pipa que abasteceram exclusivamente a zona urbana em cinco pontos, uma vez que dividiram uma pipa para duas localidades;

IV - A Operação Carro-Pipa abastece 98 pontos através de carros pipa, contemplando a zona urbana e zona rural no nosso Município;

V - Dada a situação expressa no ofício do Exército Brasileiro, o município de Luís Gomes entrou em contato com o Batalhão responsável pelo abastecimento de Luís Gomes para negociar a continuação da "Operação Carro-Pipa" do Exército Brasileiro em conjunto com a "Operação Vertente" da Defesa Civil Estadual, no entanto nos foi explicado na oportunidade que não era possível, e que para evitar duplicidade nas informações de abastecimento o município teria de optar por uma das duas operações;

VI - Considerando que a "Operação Vertente" dispunha de quatro carros para Luís Gomes e o Exército Brasileiro dispunha de vinte e seis, a viabilidade melhor era da permanência da operação do Exército, de modo a não causar enormes prejuízos e transtornos a população que há seis anos sofre com a estiagem;

VII - A respeito do Estado de Calamidade esclarecemos que permanecemos nesta situação em decorrência da longa estiagem que ocasionou até os dias atuais o colapso de água no nosso Município, fato este assegurado através do Decreto de número 108, de 24 de abril de 2017, postado no Diário Oficial do Município, ano XII - Nº 800, segunda-feira, 24 de abril de 2017, o qual diz: "Prorroga por mais 180 dias o Decreto de nº 082/2015 de 21 de novembro de 2016, que prorrogou a situação anormal de emergência no Município de Luís Gomes e dá outras providências". Portanto o Decreto vigorará por seis meses, e caso necessário será renovado após sua validade;

(Ver no Link: http://diariooficialdeluisgomes.blogspot.com.br/2017/04/ano-xii-n-800-luis-gomes-rn-segunda.html)

VIII - Por fim, informamos que esta COMPDEC está a disposição de todos para esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, no horário de 07 às 13 horas.

Luís Gomes - RN, 07 de junho de 2017.

Atenciosamente,

Raimundo Nonato da Silva

Presidente da COMPDEC

Portaria nº 44/2017
#Agricultura 25/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA 25 de Maio - Dia do Trabalhador Rural Trabalhador rural é através do seu trabalho que todos os alimentos chegam em nossas mesas. Obrigado por acreditar em cada pedaço de terra, cada semente. Parabéns por gerar desenvolvimento no campo e na cidade.
#Agricultura 24/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeita assina termo de cooperação para construção de mais de cem cisternas no município de Luís Gomes Nesta terça-feira, 23 de Maio, a prefeita Mariana Fernandes, firmou parceria com a Fundação Banco do Brasil e Articulação Semiárido Brasileiro - ASA, para implementação da tecnologia social cisterna de placa, no âmbito do Programa Trabalho e Cidadania da Fundação, destinado a contribuir com o combate à seca da região do semiárido e melhoria de vida dos agricultores da região.

Serão mais de 100 cisternas no município e a meta é cobrir 100% da demanda de cisternas.

Além da prefeita, participaram da solenidade o secretário de agricultura do município Raimundo Nonato, o secretário estadual de agricultura do RN Guilherme Saldanha, o superintendente estadual e o presidente nacional da Fundação BB, Ronaldo Alves de Oliveira e Pepe Soares, respectivamente. Além de prefeitos de alguns municípios do Alto Oeste também beneficiados.
#Agricultura 22/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria de agricultura do município e IDIARN A Secretaria de Agricultura de Luís Gomes, em parceria com o IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN), realizou na manhã deste domingo, 21 de maio, na feira livre da cidade uma panfletagem para conscientização dos pecuaristas com relação a primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa.

Participaram da ação o chefe do IDIARN de Pau dos Ferros, Sr. Tarciso Marcelino de Oliveira, o secretário de agricultura do município de Luís Gomes, Raimundo Nonato, o coordenador de agricultura, Júnior Fontes, e o médico veterinário do IDIARN Geraldo Barbosa (Geraldo de Paulino).

A perspectiva é de vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos de Luís Gomes e contribuir para manter o RN TERRITÓRIO LIVRE DA FEBRE AFTOSA.
#Agricultura 11/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes e EMATER realizam reunião para explicar sobre o "Compra Direta" A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes e a EMATER realizaram na última quarta-feira, 10 de maio, uma reunião com diretores de escolas, instituições e agricultores sobre o Programa Compra-Direta que será executado no município.

A reunião teve grande participação do seu público-alvo? e contou com as ilustres presenças do ex-chefe da EMATER de Pau dos Ferros, Aldo Ronaldo, e da atual assistente social daquele órgão a senhora Priscila que explanaram sobre o funcionamento do programa.

O Programa Compra Direta beneficiará estudantes das escolas do município de Luís Gomes com a oferta de merenda escolar de qualidade e gerando renda aos produtores do município, visto que os produtos são adquiridos da agricultura familiar.
#Agricultura 09/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes está realizando o Cadastro Ambiental Rural A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER, está realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR), visando atender os proprietários de terras no município de Luís Gomes.

O cadastramento está acontecendo na sede da secretaria até o dia 31 de maio, com atendimento nos dias úteis, entre as 07 e 13 horas.

Os critérios para participação são:

Ser proprietário com terras de até 50 tarefas (aproximadamente 15 hectares);
Apresentar cópias de CPF, Identidade, INCRA ou Escritura Pública e comprovante de residência.
Após o período de cadastramento serão divulgadas as datas de realização das visitas às áreas e inserção dos dados no sistema.
#Agricultura 02/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 31 de maio Teve início no dia 1º de maio a primeira etapa de vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A vacinação acontece em 22 estados e no Distrito Federal, incluindo o Rio Grande do Norte.

A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é imunizar 198 milhões animais, cerca de 90% do rebanho de todo País, até o dia 31 de maio.

Em Luís Gomes, os pecuaristas devem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura para declarar a vacinação, O atendimento acontece das segundas às sextas-feiras, das 07 às 13 horas.

Todos contra a febre aftosa!

Vacine e declare.
#Agricultura 28/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Parceria entre Secretaria de Agricultura de Luís Gomes e SEMARH leva poços a dez comunidades rurais do município Nesta semana foi inciada a perfuração de poços artesianos na zona rural de Luís Gomes. A ação, desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Agricultura de Luís Gomes e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, levará água a diversas localidades rurais, amenizando os efeitos da seca que assola a região há vários anos.

Serão dez poços, instalados nas comunidades de Baixio 1 e 2, Caititu, Cirino, Caixão, Carneiros, Lagoa do Mato, Vila São Bernardo, Mirador e Alto dos Cândidos. Os locais de perfuração foram escolhidos após estudo geológico prévio, desenvolvido por profissionais da SEMARH.
#Agricultura 31/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e produtores rurais de Luís Gomes participam de oficina para revit Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e alguns agricultores de Luís Gomes participaram na última quinta-feira, 30 de março, de uma capacitação em Pau dos Ferros promovida pela EMBRAPA, em parceria com a CODESAOP (Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável) e EMATER, que visa disseminar o plantio de mandioca em cidades com potencial para esta cultura.

Durante o encontro também foram entregues mudas de qualidade. Com isso, a ideia principal é reativar entre os produtores rurais o plantio de mandioca, através de manejo adequado e também de acompanhamento de técnicos da EMBRAPA.

O secretário municipal de agricultura, Raimundo Nonato, e o técnico do escritório local da EMATER em Luís Gomes, Francisco Fabrício, foram os líderes da comitiva e serão os responsáveis em repassa o conhecimentos adquiridos aos demais homens e mulheres do campo do município.
#Agricultura 27/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes entrega 2 mil mudas de cajueiro a agricultores do município A Prefeitura de Luís Gomes realizou na manhã de hoje, 27 de março, no Cine Clube "Tintin", a entrega de 2 mil mudas de cajueiro anão precoce. Mais de 130 agricultores foram beneficiados pela iniciativa que tem como objetivo revitalizar essa que já foi uma das principais culturas agrícolas luís-gomense.

A prefeita Mariana Fernandes participou da cerimônia de entrega, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, que também contou com as presenças do vice-prefeito Luciano Pinheiro, dos vereadores Tututa, Maria Gerusa, Marta de Brito, Cizinho e Irmão Iranildo, bem como dos secretários municipais, representantes da EMATER local e regional, sindicatos e agricultores.

A administração municipal tem dado atenção especial à agricultura, desenvolvendo ações como o corte de terra, distribuição de sementes, mudas e aderindo a programas como o Garantia Safra. Tudo, visando revitalizar a produção agrícola e melhorar a vida dos homens do campo, que há algum tempo tem seu trabalho comprometido pela estiagem que assola o município.

"Estamos empenhados em resgatar a nossa agricultura, proporcionando aos produtores rurais as condições adequadas para que eles possam desenvolver suas atividades de forma digna e produtiva", comentou a prefeita Mariana.
#Agricultura 20/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes prorroga prazo para inscrição dos agricultores interessados em receber Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes prorroga prazo para inscrição dos agricultores interessados em receber mudas de cajueiro
#Agricultura 14/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes distribuirá 2 mil mudas de cajueiro aos agricultores do município A Prefeitura de Luís Gomes, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, distribuirá duas mil mudas de cajueiro anão precoce aos agricultores luís-gomenses. A ação visa revitalizar esta, que durante muito tempo, foi uma das principais culturas agrícolas do município.

Os produtores interessados deverão comparecer à Secretária de Agricultura, de 14 a 17 de março, portando cópias do INCRA, CPF, Carteira de identidade e comprovante de residência.

A entrega obedecerá nas datas e locais indicados abaixo:

Dia 21 de março - 9 horas
Escola Municipal José Paulino da Costa

Vila São Bernardo



Dia 21 de março - 15 horas
Associação Comunitária Mãe Nila

Sítio Lagoa do Mato



Dia 22 de março - 9 horas
Escola Municipal Ozório Bezerra de Souza

Sítio Pitombeira



Dia 22 de março - 15 horas
Cine Club "Tintin" (antigo Mercado Público)

Luís Gomes
#Comunicado 09/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Comunicado da Secretaria Municipal de Agricultura aos agricultores participantes do Garantia Safra 2015/2016 que ainda n Comunicado da Secretaria Municipal de Agricultura aos agricultores participantes do Garantia Safra 2015/2016 que ainda não receberam o benefício
#Agricultura 23/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura de Luís Gomes inicia distribuição de sementes de milho e sorgo a mais de 800 agricultores do m Secretaria de Agricultura de Luís Gomes inicia distribuição de sementes de milho e sorgo a mais de 800 agricultores do município
#Melhoria 09/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Exército estrutura poços e melhora o abastecimento de água para a população de Luís Gomes Nesta semana, uma equipe do Exército Brasileiro esteve na cidade realizar a instalação de poços perfurados recentemente em algumas ruas da cidade.

Cinco reservatórios já passaram por análise, sendo aprovada a qualidade da água para o consumo, conforme as normas do Ministério da Saúde. Os poços receberão estrutura adequada e serão ligados às caixas de abastecimento, facilitando a distribuição da água à população.

A Secretaria de Agricultura e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Luís Gomes tem acompanhado os trabalhos do militares, dando total suporte nas ações que ajudam a amenizar a falta de água.
#Melhoria 09/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA COMPDEC: Nota de Esclarecimento sobre a Operação Carro-pipa do Exército Brasileiro COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE LUÍS GOMES
C.N.P.J. 15.237.828/0001-35
Rua: Cel. Antônio Fernandes Sobrinho, 300 - Centro - CEP 59.940-000
Fone: (84) 3382-2124 - smaluisgomes@gmail.com



NOTA DE ESCLARECIMENTO
Luís Gomes - RN, 09 de fevereiro de 2017.



A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Luís Gomes (COMPDEC) informa a toda população luís-gomense que o abastecimento emergencial através da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro foi retomado neste dia 09 de fevereiro. O município será abastecido através de carros-pipa do próprio Exército Brasileiro (16º Batalhão de Infantaria Motorizado - 16BIMtz de Natal/RN) que, seguindo cronograma definido por eles, farão o abastecimento de todos os pontos que ainda faltavam, até que se seja concluído o processo de contratação dos novos pipeiros.

Informamos ainda que o manancial de abastecimento é o Sítio Viração, localizado no município de São João do Rio do Peixe/PB, que teve sua água devidamente analisada em laboratório da CAERN e atendeu a todos os parâmetros de acordo com os padrões de potabilidade pela portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Sendo, portanto, adequada para o consumo humano.

Reiteramos que continuamos em diálogo com o Exército Brasileiro para que logo mais os pipeiros estejam abastecendo de forma regular o município. Nos colocamos à disposição para qualquer outro esclarecimento que se faça necessário.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

Atenciosamente,



Raimundo Nonato da Silva
Presidente da COMPDEC

Ivanildo Alves de Fontes Júnior
Vice-Presidente da COMPDEC
#Agricultura 03/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Primeira parcela do Garantia Safra 2015/2016 será paga neste mês de fevereiro Será realizado neste mês de fevereiro o pagamento da primeira parcela do Garantia-Safra 2015/2016. Em Luís Gomes, 395 agricultores serão beneficiados pelo programa e deverão receber cinco cotas no valor de R$ 170 (cento e setenta reais) cada, através das casas lotéricas, agências da Caixa Econômicas e seus representantes. Ao final do pagamento de todas as parcelas, mais de R$ 335 mil terão sido injetados na economia do município.

O Programa Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e conta com as contrapartidas dos estados, municípios e dos próprios agricultores. Para aderir ao programa, o agricultor deve estar em municípios onde foram detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho.
#Limpeza 26/01/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura de Luís Gomes efetua limpeza e ampliação de açude no Sítio Baixio A Secretaria Municipal de Agricultura do município de Luís Gomes está realizando o desassoreamento do açude da comunidade do Baixio. A retirada de detritos, vegetação e pedras do interior do reservatório implicará no aumento da capacidade do reservatório e na melhoria da qualidade da água que venha a ser capitada.

A prefeita Mariana Fernandes já determinou que o mesmo procedimento seja executado em outros açudes da zona rural, tendo em vista a aproximação do período chuvoso na região.
#Agricultura 17/01/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes convoca cadastrados no Garantia Safra 2016/2017 para recebimento dos b Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes convoca cadastrados no Garantia Safra 2016/2017 para recebimento dos boletos referentes ao Programa
#Desenvolvimento 16/01/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Exército realiza testes de vazão em poços artesianos no município de Luís Gomes Uma equipe do Exército Brasileiro esteve durante a última semana no município de Luís Gomes para monitorar o funcionamento de poços artesianos perfurados no município.

Os militares do 7º Grupamento de Engenharia visitaram poços perfurados em diversas localidades do município onde realizaram testes da vazão, constatando um bom fluxo de água a ser distribuídas à população luís-gomense.

De acordo com o militar responsável, o Cabo Alexsandro, o exército continuará acompanhando o funcionamento dos poços, bem como a qualidade da água e, futuramente, irá melhorar as instalações dos poços.

A prefeitura de Luís Gomes e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil tem acompanhado o trabalho desenvolvido pelo exército, prestando toda a assistência necessária para o bom funcionamento do projeto no município.
#Agricultura 30/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes realizará, a partir de 2 de janeiro, cadastramento para o Corte de Ter Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes realizará, a partir de 2 de janeiro, cadastramento para o Corte de Terras
#Desenvolvimento 02/12/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Com o apoio da Prefeitura, Exército trabalha na perfuração de poços em Luís Gomes Uma equipe do Exército Brasileiro está na cidade de Luís Gomes, onde trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, na perfuração de poços artesianos.

Inicialmente, serão abertos seis poços em locais pré-determinados pelos próprios militares, mediante estudo que identificou locais com maior probabilidade de encontrar o precioso líquido.

A Prefeitura de Luís Gomes já mantém o diálogo com o Comando da operação para que a mesma ação seja realizada também nas comunidade rurais, de forma que seja amenizada a situação provocada pela falta de água no município.

A exemplo da SEMAGRI, a Comissão Municipal de Defesa Civil tem acompanhado os trabalhos e prestado todo apoio a equipe comandada pelo Sargento Breno.
#Agricultura 02/11/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Comunicado Importante: A Secretaria Municipal de Agricultura convoca participantes do Garantia Safra 2016/2017 A Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes informa que iniciará a partir do próximo dia 07 de novembro as inscrições dos produtores que queiram participar do Programa Garantia Safra 2016/2017. Também será realizado um curso obrigatório para orientar os participantes sobre as regras do programa, estipuladas pelo Governo Federal.

Os interessados deverão comparecer aos locais e datas estipuladas no cronograma abaixo, munidos do CPF, RG, comprovante de residência, certidão de casamento civil, INCRA (se proprietário) ou Contrato de Parceria (se não for titular) e DAP OU extrato da DAP atualizada.

Maiores informações na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, situada na Rua Prefeito Francisco Fontes, 134 - Centro.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA
#Agricultura 27/10/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Agricultura: Segunda etapa da vacinação contra aftosa começa dia 1º de novembro Será iniciada a partir do dia 1º de novembro a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa em todo o país. A expectativa é que sejam vacinados 150 milhões de animais até o final dessa fase, que vai até o dia 30 do mesmo mês.

Em Luís Gomes, de acordo com o servidor da Secretaria Municipal Agricultura de Luís Gomes, Júnior Fontes, a meta é imunizar todo o rebanho do município, contribuindo para que o Rio Grande do Norte continue sendo um estado livre da doença.

Após o procedimento os criadores devem comparecer à Secretaria de Agricultura, no centro da cidade, para declarar a vacinação, evitando sanções como multa e restrição quanto ao transporte dos animais.
#Agricultura 19/10/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes e EMATER desenvolvem o Programa 'Segunda Água' no município A Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes, está desenvolvendo em parceria com a EMATER/RN e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Programa Segunda Água, que tem o objetivo de promover a conservação, a preservação e a reconstituição dos agroecossistemas, com a construção de Unidades Técnicas Demostrativas (UTDs), como barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores, cacimbões, hortas e pomares.

Em Luís Gomes o programa acontece em duas etapas, tendo a primeira fase sido realizada nesta semana com a entrega de manilhas a agricultores de vários pontos do município para a construção de poços e barragens submersas.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Raimundo Nonato da Silva, a adoção das barragens submersas é uma excelente alternativa para o homem do campo neste momento de seca, pois retém a água de riachos temporários mantendo a umidade no subsolo, permitindo os cultivos na época de estiagem e aumenta o armazenamento de água para ser aproveitada através da captação e bombeamento em cacimbões.
#Agricultura 13/06/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeita e comitiva luís-gomense participam do lançamento do Programa Água Para Todos que beneficiará três comunidades d Prefeita e comitiva luís-gomense participam do lançamento do Programa Água Para Todos que beneficiará três comunidades do município
#Agricultura 02/05/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes informa início da primeira etapa da Vacinação Contra a Febre Aftosa Secretaria Municipal de Agricultura de Luís Gomes informa início da primeira etapa da Vacinação Contra a Febre Aftosa - 2016
#Agricultura 29/03/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes viabiliza perfuração de poços para ampliar oferta de água no município Já se encontra no município a equipe do Exército Brasileiro que realizará a perfuração de cinco poços artesianos na zona urbana de Luís Gomes. Eles foram recepcionados pela prefeita Mariana Fernandes, o seu vice Luciano Pinheiro e pelos secretários municipais de agricultura e administração, Paulo Cruz e Feliciano Neto de Oliveira, respectivamente.

Os militares já iniciaram a perfuração do primeiro poço que fica localizado na Praça "Valdecir Pascoal", em frente ao Estádio Municipal "Nia Torquato". Os demais devem ser instalados na Rua Mãe Regina, no Conjunto Sol Nascente, no Conjunto "Guilhermão" e na Vila São Bernardo.

A prefeita Mariana já solicitou ao General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, Comandante Militar do Nordeste, a viabilização de mais cinco poços a serem distribuídos estrategicamente em comunidades rurais do município, o que deve melhorar substancialmente a oferta de água à população luís-gomense.
#Agricultura 19/02/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura de Luís Gomes entregará oito toneladas de sementes aos agricultores do município
#Agricultura 01/02/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura de Luís Gomes inicia corte de terras no município Com o início do período chuvoso, a Prefeitura de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início à realização do corte de terra, com o intuito de preparar o solo para o plantio.

Para obter melhor resultados, o trabalho está sendo realizados por áreas. Na última semana foram atendidos agricultores da região do Alto dos Cândidos e Sítio Oliveira. Já nesta semana é a vez do Sítio Boqueirão e comunidades adjacentes serem beneficiadas. A meta é que o corte de terra atenda todos os agricultores cadastrados do município. Para isso, a prefeitura conta com três tratores, devidamente equipados para realizarem o serviço de corte.

Os agricultores interessados em prepararem suas terras para o plantio devem procurar a Secretaria de Agricultura, no centro da cidade, para realizar sua inscrição ou buscar maiores informações sobre o trabalho.

A administração municipal tem buscado estimular os pequenos produtores, através da preparação da terra, suporte e ações em parceria com os governos federal e estadual, como é o caso do Garantia Safra que terá sua primeira parcela paga a partir de 16 de fevereiro. Tudo isso objetivando aumentar a produção rural e consequentemente aumentar a renda dos agricultores luís-gomenses.
#Agricultura 29/01/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeitura paga contrapartida e agricultores luís-gomenses receberão a primeira parcela do Garantia Safra a partir de 16 Prefeitura paga contrapartida e agricultores luís-gomenses receberão a primeira parcela do Garantia Safra a partir de 16 de fevereiro
#Agricultura 03/12/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Exército monitora Operação Pipa e sinaliza a possibilidade da perfuração de poços na zona urbana Esta semana uma comitiva do Exército Brasileiro, liderada pelo comandante militar do Nordeste, General Pafiadache, esteve em Luís Gomes para monitorar o funcionamento da Operação Pipa no município.

Os militares foram recepcionados pela prefeita Mariana Fernandes, pelo secretário de agricultura e coordenador da COMDEC, Paulo Cruz Santana, e pela secretária de assistência social Eliane Torres, e percorreram vários pontos onde estão instaladas caixas d'agua para a distribuição do precioso líquido.

Durante a inspeção, o General Pafiadache conversou com a prefeita e seus auxiliares e se comprometeu a enviar uma equipe técnica que analisará a possibilidade de perfurar poços na cidade. O comandante cogitou inclusive a opção de a água captada ser disponibilizada à população através da rede de distribuição da CAERN.

A notícia causou animação por ser uma ótima alternativa para amenizar o sofrimento do povo que há anos sofre com a falta de água.
#Agricultura 13/11/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Cronograma de cadastramento do Garantia Safra 2015/2016 no município de Luís Gomes Quarta-feira - 11/11/2015
Horário: 08:30 da manhã.
Local: Escola Rafael Gomes de Lima - Sítio Lagoa de Pedra

Sítio Lagoa de Pedra
Sítio Miradouro
Sítio João Ribeiro
Sítio Baixas

Quinta-feira - 12/11/2015
Horário: 08:30 da manhã
Local: Associação Comunitária Mãe Nila - Sítio Lagoa do Mato
Sítio Lagoa do Mato
Sítio Coati
Sítio Lagoinha
Sítio Barra
Sítio Gameleira

Sexta-feira - 13/11/2015
Horário: 08:30 da manhã.
Local: Escola Ozório Bezerra de Souza - Sítio Pitombeira
Sítio Pitombeira
Sítio Monte Alegre
Sítio Arara
Sítio Caititu
Sítio Cirino
Sítio Tigre de Baixo
Sítio Tigre de cima
Sítio Imbé

Sábado - 14/11/2015
Horário: 8:30 da manhã.
Local: Escola Municipal José Paulino da Costa - Vila São Bernardo.
Vila São Bernardo
Sítio Alto do Cruzeiro
Sítio Alto dos Pires
Sitio Oliveira
Sítio Serrinha

Segunda-feira - 16/11/2015
Horário: 08:30 da manhã
Local: Escola Municipal São Francisco - Sitio Carneiro.
Sítio Alto dos Cândidos
Sítio Carneiros
Sítio Baixa Verde
Sítio Lagoa de Cima

Terça-Feira - 17/11/2015
Horário 08:30 da manhã
Local: Casa de Professor Evaldo - Sítio Baixio
Sítio Baixio
Sítio Placas

Terça-Feira 17/11/2015
Horário: 13:00 da tarde
Local: Casa de João de Rosa - Sítio Boqueirão
Sitio Boqueirão
Sitio pá
Sitio Amâncio
Sitio alívio

CÓPIAS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS
1 - RG.
2 - CPF.
3 - CASAMENTO CIVIL.
4 - COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.
5 - DAP ATUALIZADA.
6 - INCRA 2015 SE FOR PROPRIETÁRIO E CONTRATO DE PARCERIA EMITIDO PELO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS SE FOR PARCEIRO.
7 - RENDA FAMILIAR DE ATÉ UM SALÓRIO E MEIO OU DOIS SALÁRIO NO CASO DE APOSENTADORIA RURAL.
8 - CULTIVAR 0,6 A 5 HECTARES.

NÃO TER ACÚMULO DE TRABALHO

NÃO TER DUPLA ATIVIDADE COMO FU NCIONÁRIO PÚBLICO OU PRIVADO E AGRICULTOR

Atenciosamente,

Secretaria de Agricultura, EMATER, STRLG e CMDRSS
#Agricultura 10/11/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Prefeita negocia com coordenação nacional e garante pagamento do Seguro Safra para 939 agricultores de Luís Gomes Os agricultores do município de Luís Gomes estavam preocupados com o risco de não receber o Garantia Safra referente à 2014/2015, em virtude do não pagamento da contrapartida do município, que deveria ter sido realizada no primeiro semestre do corrente ano.

No entanto, a prefeita Mariana Fernandes, juntamente com o seu vice Luciano Pinheiro e o ex-prefeito Dr. Pio X Fernandes, estiveram na manhã de hoje (10) no Ministério de Desenvolvimento Agrário em Brasília, onde se encontraram com a Coordenadora Nacional do Garantia Safra, Dione Freitas, para discutir sobre a dívida deixada pelas gestões anteriores e a manutenção do benefício aos agricultores luís-gomenses.

Após a reunião, ficou definido que a prefeitura irá quitar a parte devida, garantindo o recebimento do seguro pelos lavradores. Em Luís Gomes, serão 939 agricultores beneficiados, o que representará uma renda de R$ 798.150,00, repassada em cinco vezes, sendo a primeira prevista para 18 de janeiro de 2016.

"Neste momento de dificuldade, não poderíamos deixar de redobrar nossos esforços em resgatar esse grande benefício. Com isso os nossos agricultores ganham mais investimento por parte da nossa Administração", comemorou a prefeita.

Mariana continua na capital federal onde cumprirá agenda administrativa em outros ministérios e com membros da bancada potiguar em busca de mais benefícios para o município serrano.
#Agricultura 05/11/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA Secretaria de Agricultura alerta criadores de bovinos para o início da 2ª etapa de vacinação contra Febre Aftosa A Secretaria Municipal de Agricultura e o escritório local da EMATER informam aos criadores de bovinos do município de Luís Gomes, que foi iniciada na última terça-feira (03) a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que deve se estender até o final deste mês, dia 30.

As vacinas estão sendo comercializada nas lojas especializadas do ramo e os compradores devem apresentar o CPF no ato da compra.

A imunização é de suma importância já que a febre aftosa é considerada uma das enfermidades mais contagiosas entre os animais e pode resultar em grandes prejuízos aos criadores.
www.luisgomes.rn.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 16:57:30