Secretaria Municipal de Assistência Social de Luís Gomes realiza Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Luís Gomes/RN, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, realizou a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O ponto de partida se deu com o I CICLO DE DISCUSSÃO E ESTRATEGIA DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Na oportunidade, fizeram-se presentes os profissionais na área de educação, saúde, assistência social, conselho tutelar, representante do CMDCA, representantes do Poder Executivo e Legislativo.

A temática foi discutida entre os profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes, a partir de 04 eixos: identificação, abordagem, denúncia e acompanhamento nos casos de abuso e exploração. No momento de integração entre a rede de proteção foram elaboradas estratégias a serem aplicadas no combate ao abuso e exploração. A equipe do CREAS ressaltou que esse assunto é abordado ao longo de todo o ano e que as ações são intensificadas durante essa semana devido ao dia 18 de maio.

Na terça-feira (16/05) a equipe do CREAS esteve no SCFV conversando com as crianças e adolescentes sobre as formas de prevenção e proteção, alertando como identificar e combater esse mal.

A programação da semana se estende também com programas na rádio 104, FM, abordando os direitos e garantias a crianças e adolescentes; Na quarta-feira (17/05) – a Equipe de Saúde apontou dados e estatísticas dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e os principais tópicos de enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

Já na quinta feira (18/05) pela manha, crianças e adolescentes do grupo do SCFV e Rede de Proteção organizaram uma panfletagem no centro da cidade e adesivação da flor, símbolo da campanha, nas principais instituições publicas do município.

Na sexta feira (19/05) o Conselho Tutelar participa do programa na rádio MANDACARU FM, trazendo para a população informações sobre como denunciar e a quem procurar nos casos de suposta situação de abuso e exploração sexual.

Na quarta-feira (24/05) os técnicos do CREAS finalizarão a programação da SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES na Rádio MANDACARU FM, apresentando um resumo de todas as ações que foram desenvolvidas no município e como equipe atua nas situações de Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

ENTENDA O DIA 18 DE MAIO

Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data remete ao dia 18 de maio de 1973, quando a Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória (ES). Os agressores nunca foram punidos.

COMO DENUNCIAR O ABUSO?

No Brasil, o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil são os principais meios de denúncia dos crimes envolvendo crianças e jovens. Apenas em 2015 e 2016, 37 mil casos de denúncias de violência sexual na faixa etária de 0 a 18 anos foram recebidos pelo Disque 100.

Wordpress snowstorm powered by nksnow