II Festival de Caboclos de Luís Gomes leva um grande público à Praça de Eventos da cidade

A Prefeitura de Luís Gomes realizou ontem, 16 de abril, o II Festival de Caboclos, que teve como tema “João Aroeira: A história viva da cultura popular”, homenageando o grande incentivador das tradições locais.

O evento foi iniciado às 16 horas com um bonito arrastão com as sete turmas participantes, que partiu do átrio do Colégio Padre Osvaldo, passando pelas principais ruas da cidade, até o a Praça de Eventos, onde aconteceram as apresentações.

A prefeita Mariana Fernandes e o coordenador de cultura, Ozeano Paulino, realizaram a abertura da festa que resgatou os costumes da dança cabocla no município e atraiu um grande público à Praça Pública. Vereadores, autoridades locais e fomentadores de vários seguimentos culturais também prestigiaram o evento, abrilhantando ainda mais o momento. O médico e ex-prefeito, Dr. Pio X Fernandes também se fez presente e pronunicou-se, parabenizando a administração pela iniciativa de realizar o Festival e pelo
reconhecimento ao trabalho de João Aroeira pela cultura luís-gomense.

Em seguida, os espectadores puderam assistir a apresentação da dança “Makulelê”, executada pelo grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e apreciar a música e o poema do homenageado do dia, João Aroeira.

Logo após foi a vez das apresentações das turmas que desfilaram a pisada e a animação, características dos caboclos, para a alegria do público, que aplaudiu e vibrou com a desenvoltura dos artistas. Todas as agremiações foram agraciadas com um belo troféu. Mas o título de campeão do II Festival de Caboclos de Luís Gomes ficou com o grupo Treme Terra, do sítio Lagoa do Mato, seguido pelos Mulekes de LG e pelos Juvenis, que conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Segundo o coordenador de comunicação do município e apresentador do concurso, Erivaldo Silva, o evento foi um grande sucesso e ofereceu ao público admirador das manifestações folclóricas e da arte popular, um show de cultura e reconhecimento das tradições regionais.

Wordpress snowstorm powered by nksnow