Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti em Luís Gomes

As primeiras chuvas que caíram em Luís Gomes nos primeiros meses deste ano indicam a chegada o período chuvoso e proporciona grande satisfação à população que há anos convive com a seca. No entanto, também é uma época de alerta para cidadãos e autoridades de saúde devido a necessidade de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Luís Gomes está desenvolvendo uma série de ações para evitar o nascimento do mosquito, considerado um grande perigo para a saúde dos cidadãos. Agentes de combate a endemias, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e agentes de saúde estão empenhados na campanha, realizando visitas às residências e orientando os moradores quanto às formas de prevenir a proliferação do Aedes Aegypti.

“Quando chegamos a uma residência, explicamos ao morador o porquê da nossa visita. Quando ele nos permite entrar, verificamos todos os reservatórios de água que ele tenha em casa e que possam se tornar criadouros. Analisamos se há a presença de larvas, colocamos larvicidas nos tanques e caixas d’água e passamos orientações quanto ao descarte de qualquer tipo de recipiente que possa se tornar um criadouro e outras informações para que a casa dele esteja livre no mosquito”, explicou o agente Igor Batista.

Para que as ações tenham bons resultados, é importante que a população  some forças com o poder público, recebendo os agentes de saúde e tomando os devidos cuidados para que o mosquito não encontre lugares apropriados para colocar seus ovos. A prevenção é a melhor alternativa na luta contra a dengue, zika vírus e chikungunya.

Wordpress snowstorm powered by nksnow